A problematização e comunicação de ideias nas aulas de matemática dos anos iniciais

Autores

  • Brenda Leme da Silva Mengali SEE/DF e UAB-UFSCar
  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991390

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991390

O presente artigo tem como objetivo evidenciar o quanto a problematização pode propiciar, no ambiente de sala de aula, situações de mediação e interação capazes de colocar o aluno como participante ativo na produção de significações matemáticas. Trata-se do recorte de uma pesquisa de mestrado, caracterizada como pesquisa da própria prática, visto ter sido desenvolvida na sala de aula da pesquisadora. Era uma sala multisseriada (classe com turmas de anos diferentes) de 4º. e 5º. anos, com 35 alunos, localizada na zona rural do município de Atibaia, no interior de São Paulo, Brasil. Adota-se a perspectiva histórico-cultural como base teórica, com foco nos conceitos de interação, significações e zona de desenvolvimento proximal. No campo da Educação Matemática, as discussões centram-se na cultura social de aula de matemática. A documentação consta de transcrições de audiogravações e registros dos alunos a partir da socialização de uma situação-problema – “O problema do Vinícius” – proposta durante uma aula de matemática. A análise evidencia o quanto os alunos se envolvem com tarefas que lhes são significativas, conversam sobre ela, interagem nos pequenos grupos e no coletivo da sala, possibilitando a circulação de significações sobre ideias matemáticas. Nesse contexto a postura problematizadora da professora é essencial para o movimento de matematização dos alunos, rompendo com o paradigma do exercício.

Palavras-chave: Problematização, Mediação, Comunicação de ideias.

Abstract

This paper, which is part of a Master’s degree thesis, focuses on a discussion about the communication of ideas generated by problem-solving situations in Mathematics classes of Elementary School. The historical-cultural perspective is adopted as the theoretical basis for the work. The analysis is centered in situations occurred during the data production for the documentation of the research along 2009. The documentation process was held at a multi?grade (4th and 5th grades) classroom (a class composed of children from two or more grade levels) from the rural area of the municipality of Atibaia, Sao Paulo state, Brazil, and consists of transcriptions of audio recordings and notes from the students. The results reveal how a problem-solving context in Maths lessons can contribute to the production of mathematical meanings by children.

Keywords: Problem-solving situations, Mediation, Communication of ideas.

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Biografia do Autor

Brenda Leme da Silva Mengali, SEE/DF e UAB-UFSCar

Professora da SEE/DF e docente do curso de Pedagogia da UAb_UFSCar. Mestre  em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na Universidade São Francisco/Itatiba-SP;  Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Albert Einstein/Brasília - DF;  Licenciada em Matemática pela Universidade São Francisco/Itatiba - SP; Licenciada em História pela FESB/Bragança Paulista-SP

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

Graduada em Matemática pela PUC-Campinas, Mestre e Doutora em Educação pela Unicamp e atua como docente da Universidade São Francisco (USF - Itatiba) junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.

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Publicado

25-05-2016

Como Citar

MENGALI, B. L. da S.; NACARATO, A. M. A problematização e comunicação de ideias nas aulas de matemática dos anos iniciais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 205–221, 2016. DOI: 10.14244/198271991390. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1390. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2015-08-10
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##plugins.generic.dates.published## 2016-05-25