A COMUNICAÇÃO ORAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199410

Resumo

Desde as reformas curriculares da década de 1980 vem se discutindo a necessidade de uma nova cultura de aula que possibilite os processos de significação matemática, rompendo com práticas centradas apenas em procedimentos algorítmicos e mecanizados. Os processos de comunicação vêm se impondo como condição necessária para a aprendizagem matemática. Nos últimos anos, várias pesquisas foram desenvolvidas tomando os processos de escrita como uma das formas de comunicação entre os alunos e entre estes e os professores. No entanto, pouco se tem discutido sobre a importância da oralidade nas aulas de matemática. O presente artigo se propõe a discutir a constituição de um ambiente de aprendizagem que proporcione a oralidade nas aulas de matemática como forma de desenvolver a argumentação nos alunos e possibilitar o movimento de elaboração conceitual. Parte-se de pressupostos vigotskianos e bakhtinianos para a construção de um quadro teórico que dê sustentação aos processos de comunicação e significação em sala de aula. Tais pressupostos norteiam a análise de dois episódios em sala de aula com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, de escolas públicas paulistas. Nesses episódios evidenciam-se como a interação verbal e a mediação pedagógica possibilitam modos de argumentação e a circulação de significações matemáticas.

Palavras-chave: Comunicação; Interação verbal; Mediação pedagógica; Matemática nos anos iniciais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

Licenciada em matemática, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação. Atua em práticas e pesquisas no campo da Educação Matemática e formação docente. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, campus Itatiba/SP.

Downloads

Publicado

29-05-2012

Como Citar

NACARATO, A. M. A COMUNICAÇÃO ORAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 9–26, 2012. DOI: 10.14244/19827199410. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/410. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-04-06
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-05-11
##plugins.generic.dates.published## 2012-05-29