RELAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA: INICIATIVAS A PARTIR DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v19i1.6947Palavras-chave:
Relação, Universidade, Escola, Estágio supervisionadoResumo
Na relação universidade e escola o Estágio Supervisionado- ES está na confluência dos debates sobre a formação de professores. Como componente formativo obrigatório para a aquisição da licença para a docência, é durante os ES que os futuros professores se deparam com os desafios e incertezas do campo profissional. No entanto, tem a oportunidade de vivenciar uma genuína relação entre a universidade e a escola, tendo sua prática como elemento central neste processo. Este estudo teve como objetivo analisar quatro cursos de formação de professores de educação física, três nacionais e uma internacional, a partir dos programas de curso, propostas de estágios e dispositivos formativos, considerando as concepções sobre formação, pesquisa e prática, nas quatro realidades. Trata-se de uma pesquisa de estudo de casos múltiplos, de abordagem qualitativa, com análise das fontes escritas. Para tal, estão descritos os programas de curso, as propostas de estágios e os dispositivos formativos. A análise e discussão se faz à luz do “estado da arte” das produções sobre a formação de professores no que se refere à relação universidade e escola, e a recente legislação sobre a formação de professores no Brasil e em Portugal. Como resultados, há o reconhecimento de investimentos nas propostas de ES das quatro instituições formadoras, com parcerias consolidadas entre escolas públicas e universidades, efetiva orientação e supervisão, fundamentação teórica pautada nas pesquisas em educação, compromisso coletivo em produzir saberes e práticas para a constituição da identidade docente, legitimando à docência como profissão.
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