A formação de professores e o método na pesquisa científica: análise a partir do materialismo histórico-dialético

analysis based on historical-dialectical materialism

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6582

Palavras-chave:

Método; Marxismo; Materialismo histórico-dialético; Pesquisas em Educação do campo.

Resumo

O objeto de estudo deste artigo constituiu-se a partir da necessidade do método para fundamentar as pesquisas. Destacamos as particularidades do método materialismo histórico-dialético em sua abordagem ontológica, com o objetivo de compreender as suas especificidades na realização de uma pesquisa com rigor científico. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, realizamos um levantamento de teses e dissertações, por meio da metodologia instituída no estado do conhecimento, a fim de visualizarmos o movimento do cenário atual em que o nosso objeto de pesquisa está inserido. Por se tratar de uma revisão bibliográfica, identificamos, nas pesquisas, a relevância do método e abstraímos que a maioria dos trabalhos sobre a formação de professores na licenciatura em Educação do Campo utilizam o método materialismo histórico-dialético. Nesse contexto, foram abordados alguns conceitos de Marx (2004, 2010) sobre o método, com ênfase na materialidade, prática social e consciência que estão presentes na constituição desse método. Compreendemos que essa abordagem está direcionada às compreensões e categorias definidas por Marx a respeito da sociedade, indivíduo, trabalho, cultura e princípios, que expressam a história e o movimento dialético das transformações.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nayla Marcatto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS/faed).Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL). Especialista em Neuropsicopedagogia, Ludopedagogia, Educação Infantil, Alfabetização e Letramento. Graduada em Administração, Pedagogia e Geografia. Professora efetiva do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas - MS. Possui experiência como Professora da educação básica e Monitoria de Informática Educacional.

Célia Beatriz Piatti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, com especialização em Administração Escolar e Orientação Educacional. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2006) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Coordenadora do grupo de estudos e pesquisa em formação de professores (GEPFORP). Professora da UFMS, lotada na Faed (Faculdade de Educação) atuando como docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo-LeduCampo, no curso de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é coordenadora da linha de pesquisa - Processos formativos, práticas educativas, diferenças- PPGEdu/UFMS. Participa como pesquisadora da Rede Universitas/Br. É membro do Comitê Interno de Iniciação Científica da UFMS/PIBIC/PIBIC-AF/CNPq. Tem experiência na área de educação, atuando em ensino, pesquisa e extensão com os seguintes temas: Educação do Campo; Formação de professores e práticas educativas.

Referências

ANHAIA, Edson Marcos. Formação de professores: realidade, contradições e possibilidade do curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFFS – Campus de Laranjeiras do Sul – 2012-2017. 224 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190909. Acesso em: 06 abr. 2023.

BARBOZA, Edir Neves. A formação de professores e a organização do projeto pedagógico curricular (PPC) do curso de licenciatura em Educação do Campo da UFGD. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/197818/barboza_en_dr_prud.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 05 abr. 2023

BEATÓN, Guillermo Arias. La visión integral o de totalidad en el método dialéctico, su presencia en lo histórico cultural y sus proyecciones en la práctica educativa. In: MENDONÇA, Sueli Guadelupe de Lima; PENITENTE, Luciana Aparecida Araújo; MILLER, Stela (Org.). A Questão do método e a teoria histórico-cultural: bases teóricas e implicações pedagógicas. Marília, São Paulo: Oficina Universitária, Cultura Acadêmica, 2017.

BRASIL. Lei nº 14.333, de 4 de maio de 2022. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a garantia de mobiliário, equipamentos e materiais pedagógicos adequados à idade e às necessidades específicas de cada aluno. Diário Oficial da União, 5 maio 2022. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2022/lei/l14333.htm. Acesso em: 16 abr. 2023.

BRASIL, Kelly Cardoso. A alternância desde a formação de professores na licenciatura em educação do campo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3886. Acesso em: 05 abr. 2023.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 35-64, mar./jun.2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/abstract/?lang=pt. Acesso em: 05 abr. 2023.

ENGELS, Friederich. Anti-Dühring. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FARIAS, Magno Nunes. Princípios do movimento de educação do campo: análise dos projetos político-pedagógicos das LEdoC do Centro-Oeste brasileiro. 2018. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. (Org.) Metodologia da pesquisa educacional. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001. p. 71-79.

LOPES, Safira Rego. Desafios e possibilidades da política de formação de professores e professoras do campo: a experiência da Licenciatura em Educação do Campo da UFMA. 2022. 211 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3828. Acesso em: 08 abr. 2023.

MARTINS, Ligia Márcia. As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico-dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. In: Reunião Anual da ANPED, 29. Caxambu-MG, 15 a 18 de outubro de 2006. Anais... ANPED, 2006, p. 1-17.

MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Tradutor Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Cultura, arte e literatura: textos escolhidos. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2011.

SALES, Suze da Silva. Política de formação de professores: análise da institucionalização do curso de educação do campo da Universidade Federal do Tocantins – campus de Arraias. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10042. Acesso em: 05 abr. 2023.

TONET, Ivo. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

VYGOTSKI, Lev Semionovich. Obras escogidas I. 2. ed. Traducción de José Maria Bravo. Madrid: Visor, 1997.

Downloads

Publicado

31.12.2024

Como Citar

MARCATTO, Nayla; PIATTI, Célia Beatriz. A formação de professores e o método na pesquisa científica: análise a partir do materialismo histórico-dialético: analysis based on historical-dialectical materialism. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6582231, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6582. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6582. Acesso em: 11 set. 2025.
##plugins.generic.dates.received## 2023-10-08
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-12-09
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-31

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.