A formação de professores e o método na pesquisa científica: análise a partir do materialismo histórico-dialético
analysis based on historical-dialectical materialism
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6582Palavras-chave:
Método; Marxismo; Materialismo histórico-dialético; Pesquisas em Educação do campo.Resumo
O objeto de estudo deste artigo constituiu-se a partir da necessidade do método para fundamentar as pesquisas. Destacamos as particularidades do método materialismo histórico-dialético em sua abordagem ontológica, com o objetivo de compreender as suas especificidades na realização de uma pesquisa com rigor científico. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, realizamos um levantamento de teses e dissertações, por meio da metodologia instituída no estado do conhecimento, a fim de visualizarmos o movimento do cenário atual em que o nosso objeto de pesquisa está inserido. Por se tratar de uma revisão bibliográfica, identificamos, nas pesquisas, a relevância do método e abstraímos que a maioria dos trabalhos sobre a formação de professores na licenciatura em Educação do Campo utilizam o método materialismo histórico-dialético. Nesse contexto, foram abordados alguns conceitos de Marx (2004, 2010) sobre o método, com ênfase na materialidade, prática social e consciência que estão presentes na constituição desse método. Compreendemos que essa abordagem está direcionada às compreensões e categorias definidas por Marx a respeito da sociedade, indivíduo, trabalho, cultura e princípios, que expressam a história e o movimento dialético das transformações.
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