Processos de avaliação dos estudantes público-alvo da Educação especial a partir atuação da equipe multiprofissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6527

Palavras-chave:

Avaliação, Equipe Multiprofissional, estudante público-alvo da educação especial

Resumo

O presente estudo objetivou analisar o processo de avaliação dos estudantes público-alvo da Educação Especial realizado pelo Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE), órgão ligado à Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED). Esse processo avaliativo é conduzido pela equipe multiprofissional composta por uma assistente social, pedagoga, psicopedagoga, fisioterapeuta, fonoaudióloga e psicóloga. A pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa e descritiva com aporte da pesquisa documental. Os documentos analisados foram 4.534 protocolos de avaliação dos referidos estudantes e compreendeu o período de 2016 a 2021. A partir da análise das avaliações, elencou-se os eixos analíticos: atendimentos anuais para realização da avaliação, procedência dos atendimentos, faixa etária de estudantes atendidos, início da vivência escolar dos estudantes encaminhados para avaliação, situação econômica, estudantes atendidos com/sem laudo, orientações pedagógicas e encaminhamentos quanto percurso escolar e clínico/terapêutico. Os resultados das avaliações  indicaram a prevalência da faixa etária de  estudantes atendidos entre 6 e 10 anos, período em que são observadas dificuldades no processo de alfabetização. Destaca-se que a maioria dos estudantes atendidos 59% apresentam laudo médico e destes que tem laudo médico, 52,7% estão em vulnerabilidade social. Verificou-se que após avaliação da equipe multiprofissional há uma predominância dos encaminhamentos para área clínica e espaços substitutivos ao ensino comum. Nesse contexto, observa-se o desafio da SEMED com relação às ações para esses estudantes, considerando a perspectiva clínica que sustenta o processo de avaliação e os encaminhamentos aos diferentes espaços da educação especial e serviços de apoio, implicando na escolarização desses estudantes.

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Biografia do Autor

Fabiane Romano de Souza Bridi, UFSM

Docente do Departamento de Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

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Publicado

04.12.2024

Como Citar

QUEIROZ, Julia Graziela Bernardino de Araújo; ROMANO DE SOUZA BRIDI, Fabiane. Processos de avaliação dos estudantes público-alvo da Educação especial a partir atuação da equipe multiprofissional. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6527202, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6527. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6527. Acesso em: 14 jan. 2025.

Edição

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