O início da docência no contexto cearense: estudo sobre a prática de indução profissional docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996447

Palavras-chave:

Indução, Docência, Professores iniciantes, Educação Básica.

Resumo

O início da docência é uma etapa essencial da formação docente para o desenvolvimento profissional de professores, pois é marcado pelo enfrentamento de desafios e dificuldades que impactam diretamente a aprendizagem da profissão. Nessa perspectiva, o processo de indução docente é uma possibilidade de amenizar as dificuldades que impactam esse período, sendo caracterizado pelo investimento em ações intencionais e sistematizadas de apoio e acompanhamento do trabalho docente. Isso posto, o presente artigo versa sobre o início da docência e objetiva discutir uma ação específica de indução profissional docente a partir das narrativas de professores iniciantes sobre os seus modos de agir e reagir diante dos desafios da profissão, considerando seus processos de acolhimento, suas trajetórias profissionais, as estratégias exitosas de superação e a experiência vivenciada entre pares em um Grupo de Formação. O debate e os dados apresentados são resultados de uma pesquisa-formação desenvolvida no contexto cearense. Para o desenvolvimento do estudo, realizou-se uma investigação de cunho qualitativo, do tipo pesquisa-formação. Os resultados do estudo demonstram que os professores iniciantes, ao participarem da pesquisa-formação, vivenciando processos de escuta, partilha de questões e trocas de experiências, consolidaram conhecimentos e práticas próprias à profissão docente e encontraram apoio e acompanhamento para o exercício da docência, sendo o desenvolvimento de um processo reflexivo de indução profissional o principal impacto dessa iniciativa.

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Biografia do Autor

Diana Aguiar Salomão, Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME)

Doutoranda e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Educação Infantil e Múltiplas Linguagens pela Faculdade 7 de Setembro. Licenciada em Pedagogia pela Faculdades Cearenses - (Centro de Ensino Superior do Ceará). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS). Exerce mentoria na formação inicial de professores - Projeto Adote um pesquisador iniciante (PAPI). Desenvolve estudos e pesquisas sobre desenvolvimento profissional docente, currículo da Educação Infantil, inovação pedagógica, docência e indução profissional. Atua na Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental) desde 2008 e na formação de docentes desde 2014. Atualmente, professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza/ Educação Infantil.

Sandy Lima Costa, Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME)

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza - CE. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS.  Exerce mentoria na formação inicial de professores - Projeto Adote um pesquisador iniciante (PAPI). Exerceu atividades como bolsista de Iniciação Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Possui experiência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolve estudos sobre Formação de professores, Desenvolvimento Profissional Docente, Inovação Pedagógica, Indução Profissional e Aprendizagem da docência.

Maria Mikaele da Silva Cavalcante, Secretaria Municipal de São Gonçalo do Amarante (SME)

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Professora efetiva da rede municipal de São Gonçalo do Amarante (Ceará), atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem experiência no Ensino Superior, tanto na Graduação como na Pós-Graduação Lato Sensu. Pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE). Integra a Red de inducción a la docencia (RID). Realizou missão de estudos no Chile em 2023. Desenvolve pesquisas na área de Educação, precisamente sobre formação de professores, iniciação à docência, permanência no magistério e desenvolvimento profissional docente.

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Publicado

30-05-2024

Como Citar

SALOMÃO, D. A.; COSTA, S. L. .; CAVALCANTE, M. M. da S. . O início da docência no contexto cearense: estudo sobre a prática de indução profissional docente. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6447010, 2024. DOI: 10.14244/198271996447. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6447. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente
##plugins.generic.dates.received## 2023-05-23
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-09-18
##plugins.generic.dates.published## 2024-05-30