Mapeamento das concepções de sistematização de experiências na formação de professores em contexto latino-americano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6430

Palavras-chave:

Ação docente, Formação Inicial, Formação Continuada, Focos da Aprendizagem Docente

Resumo

Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa que analisou as concepções de Sistematização de Experiências relacionadas à Formação de Professores, em contexto latino-americano, cuja base de dados foi proveniente de buscas realizadas em três indexadores (Google Acadêmico, Latindex e Dialnet). Voltamos nosso olhar também para possíveis contribuições dessas concepções de Sistematização de Experiências, no que tange ao desenvolvimento dos Focos da Aprendizagem Docente, de modo a pensar a Sistematização de Experiências como uma possibilidade de formação inicial e continuada para professores. A metodologia seguiu os pressupostos da Análise Textual Discursiva desde a organização do acervo, a constituição do corpus até o momento da elaboração de nossas conclusões. Os resultados da análise apontam para a compreensão da Sistematização de Experiências, como: Ação Docente Investigativa para a Formação de Professores e Mobilização dos Saberes Docentes. Também encontramos evidências de que a Formação de Professores, baseada em processos de Sistematização de Experiências, é capaz de instigar o desenvolvimento de quatro dos cinco Focos da Aprendizagem Docente, sendo eles: Conhecimento prático da docência; Reflexão sobre a docência; Comunidade docente; Identidade docente. Destacamos a importância da Sistematização de Experiências para a formação inicial e continuada de professores, no que diz respeito ao desenvolvimento de ações investigativas voltadas para a aprendizagem e construção de saberes docentes.

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Biografia do Autor

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Professora Colaboradora Sênior da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio. Bolsista de Produtividade CNPq. Membro do grupo de pesquisa Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM).

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio. Bolsista de Produtividade CNPq. Membro do grupo de pesquisa Educação em Ciências e Matemática (EDUCIM).

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Publicado

31.12.2024

Como Citar

BREMM, Daniele; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. Mapeamento das concepções de sistematização de experiências na formação de professores em contexto latino-americano. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6430229, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6430. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6430. Acesso em: 17 set. 2025.
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