Mapeamento das concepções de sistematização de experiências na formação de professores em contexto latino-americano
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6430Palavras-chave:
Ação docente, Formação Inicial, Formação Continuada, Focos da Aprendizagem DocenteResumo
Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa que analisou as concepções de Sistematização de Experiências relacionadas à Formação de Professores, em contexto latino-americano, cuja base de dados foi proveniente de buscas realizadas em três indexadores (Google Acadêmico, Latindex e Dialnet). Voltamos nosso olhar também para possíveis contribuições dessas concepções de Sistematização de Experiências, no que tange ao desenvolvimento dos Focos da Aprendizagem Docente, de modo a pensar a Sistematização de Experiências como uma possibilidade de formação inicial e continuada para professores. A metodologia seguiu os pressupostos da Análise Textual Discursiva desde a organização do acervo, a constituição do corpus até o momento da elaboração de nossas conclusões. Os resultados da análise apontam para a compreensão da Sistematização de Experiências, como: Ação Docente Investigativa para a Formação de Professores e Mobilização dos Saberes Docentes. Também encontramos evidências de que a Formação de Professores, baseada em processos de Sistematização de Experiências, é capaz de instigar o desenvolvimento de quatro dos cinco Focos da Aprendizagem Docente, sendo eles: Conhecimento prático da docência; Reflexão sobre a docência; Comunidade docente; Identidade docente. Destacamos a importância da Sistematização de Experiências para a formação inicial e continuada de professores, no que diz respeito ao desenvolvimento de ações investigativas voltadas para a aprendizagem e construção de saberes docentes.
Métricas
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
ANDRADE, Edelaine Cristina; ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. Descrição da ação docente de professores de Matemática por meio da observação direta da sala de aula. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 349-368, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/32979. Acesso em: 17 fev. 2022.
ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello; FREGOLENTE, Alexandre. Focos da Aprendizagem Docente. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 5, n. 3, p. 25-48, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/269109887_Focos_da_aprendizagem_docente. Acesso em: 12 jun. 2022.
BREMM, Daniele; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O papel da sistematização da experiência na Formação de Professores de ciências e biologia. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 41, p. 319-342, 2020a. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6313. Acesso em: 24 maio 2020.
BREMM, D.; GÜLLICH, R. Sistematização de experiências: conceito e referências para Formação de Professores de ciências. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 3, p. 553-573, 2020b. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10788/7685. Acesso em: 20 abr. 2021.
CARO, María Camila González. Reconstrucción narrativa de la experiencia educativa “diálogos pedagógicos”: Mujeres tejen memoria desde las voces de la experiência. 2019. 253 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Latino-Americanos) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019. Disponível em: https://1library.co/document/zxl12poz-reconstruccion-narrativa-de-la-experiencia-educativa-dialogos.html. Acesso em: 20 maio 2020.
CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen Teoria crítica de la enseñanza: investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988.
FALKEMBACH, Elza Maria. Sistematização. Ijuí: Editora Unijuí, 1991.
FALKEMBACH, Elza Maria. Sistematização: juntando cacos, construindo vitrais. In: FUMAGALLI, Dirceu; SANTOS, João Marcelo Pereira dos; BASUALDO, Maria Esther. (org.). O que é sistematização? Uma pergunta. Diversas respostas. Cadernos da CUT, São Paulo: CUT/SNF, 2000, p. 14-27. Disponível em: http://cirandas.net/rede-cfes/sistematizacao-cut2.pdf. Acesso em: 22 abr. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 40. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GAUTHIER, Clermont; MARTINEAU, Stephane; DESBIENS, Jean-Françóis; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. Investigação-Formação-Ação em Ciências: um Caminho para reconstruir a Relação entre Livro Didático, o Professor e o Ensino. Curitiba: Prismas, 2013.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.
JARA, Oscar Holliday. A sistematização de experiências, prática e teoria para outros mundos possíveis. Brasília: Contag, 2013.
JARA, Oscar Holliday. Para sistematizar experiências. 2. ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2006.
LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 10 abr. 2020.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Epu, 2001.
MARTINIC, Sergio. El objeto de la sistematización y sus relaciones com a evaluation y la investigación. Santiago do Chile: Fundación Universitaria Luis Amigó – CEAAL, 1998.
MEIRELLES, Maria Cristina. Conhecimento e prática social: a contribuição da sistematização de experiências. 2007. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9972?mode=full. Acesso em: 24 maio 2020.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 15-34.
NÓVOA, Antônio. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.
PORLÁN, Rafael; MARTÍN. José. El diario del Profesor: un recurso para la investigación em el aula. 8. ed. Sevilla: Díada Editora, 2001.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte”. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em: 24 maio 2020.
SANTOS, Karine dos; CASTRO, Amanda Motta. Sistematizar experiências para pensar a prática na educação social. Revista Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 36-48. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26221. Acesso em: 21 abr. 2020.
SCHÖN, David. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992, p. 77-92.
SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Harvard Educational Review, Estados Unidos, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0013189X015002004. Acesso em: 23 jun. 2022.
SOUZA, João Francisco. Para elaborar um projeto de Sistematização. In: FUMAGALLI, Dirceu; SANTOS, João Marcelo Pereira dos; BASUALDO, Maria Esther. (org.). O que é sistematização? Uma pergunta diversas respostas. Cadernos da CUT, São Paulo: CUT/SNF, 2000, p. 28-36. Disponível em: http://cirandas.net/rede-cfes/sistematizacao-cut2.pdf. Acesso em: 22 abr. 2020.
STENHOUSE, Lawrence. La investigación como base de la enseñanza. Madrid: Ediciones Morata, 1987.
SUÁREZ, Daniel. Espacio (auto)biográfico, investigación educativa y formación docente en Argentina: un mapa imperfecto de un territorio en expansión. Revista Mexicana de Investigación Educativa, Cidade do México, v. 19, n. 62, p. 763-786, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14031461006. Acesso em: 20 abr. 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente. Petrópolis: Vozes, 2008.
ZEICHNER, Kenneth. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na Formação Docente. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n103/12.pdf. Acesso em: 22 maio 2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniele Bremm, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-11-24
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-31