Aspectos históricos sobre a profissionalização docente na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6422

Palavras-chave:

Educação infantil, Formação docente, Identidade, Profissionalidade docente.

Resumo

A construção da profissionalização docente para os professores que atuam na educação infantil não ocorreu, historicamente, da mesma forma como para os demais professores que atuam nos diversos segmentos da educação básica. Alicerçado em uma contextualização histórica e cultural, este texto busca trazer luz a respeito da compreensão sobre a formação docente e o processo de constituição de sua identidade profissional, segundo a análise da percepção de um grupo de docentes, investigando a constituição de um campo profissional que foi se consolidando a partir do surgimento das primeiras instituições destinadas a cuidar das crianças de zero a seis anos de idade no Brasil. Os procedimentos metodológicos envolvem um grupo de professoras iniciantes e também professoras experientes, atuantes na educação infantil de uma escola privada no entorno do Distrito Federal. Dessa forma, o estudo busca evidenciar as especificidades que envolvem a identidade profissional dos docentes que atuam nesse segmento, que se formam e se constituem na teoria e na prática, e como essa profissionalidade se concretiza na sala de aula, bem como nos cursos de formação. A relevância e pertinência da temática fazem com que a investigação desses aspectos seja fundamental para uma reflexão crítica sobre a formação docente e sobre a compreensão do perfil profissional do professor/a da educação infantil.

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Biografia do Autor

Aline Aparecida Fraga Agrellos, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com habilitação em Educação Infantil, pós-graduada em Gestão Educacional, mestranda em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC). Já atuou como professora das séries iniciais do ensino fundamental, como orientadora educacional e atualmente como coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental em escola privada no Distrito Federal. 

Giza Guimarães P. Sales

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - UNESP, câmpus de Marília; Mestra em Educação pelo PPGE-FFC - UNESP - Marília (bolsa CNPq ); Possui Pós-graduação em Psicopedagogia clínico-institucional e Pós graduação em Gestão da Educação Infantil; Cursou graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP e Graduação em Letras pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP; É sócia fundadora do ESPAÇO POTENCIAL "Associação de Pais e Amigos da Criança e do Jovem Autista" - Marília- SP; Vice-líder do :"Grupo de Pesquisa HiDEA - Brasil: História das disciplinas escolares e acadêmicas no Brasil", vinculado ao PPGE da FFC-UNESP- Marília; Pesquisadora junto aos grupos "AGOGE: Grupo de Estudos e pesquisas Filosofia e História da Educação" e "FORME - Formação de Educadores", ambos vinculados ao Mestrado em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo-UNASP. Participou entre os anos de 2006-2012 dos grupos de pesquisas: GEPAEFE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração da Educação e Formação de Educadores; do GP- FORME - Formação do Educador; e GPHELLB - Grupo de pesquisa em História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil. É autora de artigos científicos publicados em periódicos científicos, capítulos de livros, textos completos, resumos expandidos e resumos simples publicados em anais de eventos nacionais e internacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Histórica em Educação; Formação de Professores; Ensino confessional, Ensino Superior Adventista; Faculdade Adventista de Educação; FAED; Escola Normal; Biblioteca Escolar; Manuais de Ensino/manuais Pedagógicos; Fundamentos da Educação Infantil; Organização do Trabalho Pedagógico; Fundamentos Históricos e filosóficos da Educação. Atuou como como coordenadora do Colégio Cristo Rei Educação Social e como vice-diretora do Cristo Rei Educação Social/Escola Irmão Policarpo, Marília- SP. Atua como Docente no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP- EC) nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, História e Música; Docente-colaboradora no Mestrado Profissional em Educação-UNASP-EC; Coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica - CAPES-UNASP- Tricampi (Edital 2020-2021).

Elieuza Aparecida Lima, UNESP, Campus de Marília

Professora Associada da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Campus de Marília - SP.

Rosane Michelli de Castro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Professora associada - MS5-3 Departamento de Didática e professora permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

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Publicado

03.12.2024

Como Citar

AGRELLOS, Aline Aparecida Fraga; SALES, Giza Guimarães P.; LIMA, Elieuza Aparecida; CASTRO, Rosane Michelli de. Aspectos históricos sobre a profissionalização docente na educação infantil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6422180, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6422. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6422. Acesso em: 14 jan. 2025.

Edição

Seção

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