Aspectos históricos sobre a profissionalização docente na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6422Palavras-chave:
Educação infantil, Formação docente, Identidade, Profissionalidade docente.Resumo
A construção da profissionalização docente para os professores que atuam na educação infantil não ocorreu, historicamente, da mesma forma como para os demais professores que atuam nos diversos segmentos da educação básica. Alicerçado em uma contextualização histórica e cultural, este texto busca trazer luz a respeito da compreensão sobre a formação docente e o processo de constituição de sua identidade profissional, segundo a análise da percepção de um grupo de docentes, investigando a constituição de um campo profissional que foi se consolidando a partir do surgimento das primeiras instituições destinadas a cuidar das crianças de zero a seis anos de idade no Brasil. Os procedimentos metodológicos envolvem um grupo de professoras iniciantes e também professoras experientes, atuantes na educação infantil de uma escola privada no entorno do Distrito Federal. Dessa forma, o estudo busca evidenciar as especificidades que envolvem a identidade profissional dos docentes que atuam nesse segmento, que se formam e se constituem na teoria e na prática, e como essa profissionalidade se concretiza na sala de aula, bem como nos cursos de formação. A relevância e pertinência da temática fazem com que a investigação desses aspectos seja fundamental para uma reflexão crítica sobre a formação docente e sobre a compreensão do perfil profissional do professor/a da educação infantil.
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