Interdisciplinaridade na pesquisa científica em educação: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6389

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação, Revisão integrativa

Resumo

Levando em conta que, atualmente, educadores têm considerado a interdisciplinaridade como um dos fatores fundamentais para uma educação integral e, de igual forma, nota-se um número crescente de pesquisas que abordam esse tema, percebeu-se a necessidade e relevância de consultar as concepções sobre interdisciplinaridade disponíveis na literatura recente. Nesse sentido, o presente artigo apresenta resultados de uma revisão integrativa cujo objetivo foi responder à seguinte questão: “O termo interdisciplinaridade, adotado em artigos científicos recentes publicados no Brasil, expressa confluência em torno da apresentação desse conceito?”. Para isso, por meio de uma abordagem qualitativa, adotou-se o percurso metodológico da revisão integrativa, percorrendo diversas publicações em torno do tema que obtivessem o termo interdisciplinaridade no título. Os estudos percorridos indicam que há uma forte tendência em adotar os conceitos formulados por Fazenda, Santomé e Japiassú que, de um modo geral, mantêm confluência no que se refere ao entendimento de que o aspecto de trabalho coletivo e o diálogo entre as diversas disciplinas e campos do saber se complementam sem, com isso, eliminar as suas especificidades. Contudo, percebe-se certa ausência de apropriação do conceito de interdisciplinaridade para uma operacionalização na prática escolar, sinalizando a necessidade de ações estratégicas que a efetivem, de fato, na prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Ingrid Torres Barbosa, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)- Juazeiro/BA

Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pelo Programa de Pós-Graduação PPGESA – UNEB. Musicoterapeuta pela CENSUPEG (AMTPE 064-1). Licenciada em Música pelo IFSertãoPE/CP. Professora de Arte do Estado de Pernambuco.

Anna Wannessa Nunes Ferreira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Juazeiro/BA.

Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pelo Programa de Pós-Graduação PPGESA – UNEB. Possui graduação em História e Especialização em Programação do Ensino de História pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco (UPE)

 Pós-doutorado na área de Ciências da Linguagem (UNISUL). Doutor e Mestre em Literatura e Interculturalidade (UEPB). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - Rede Nacional (UPE - Campus Garanhuns) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA (UNEB). Líder do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas. 

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Publicado

04.12.2024

Como Citar

BARBOSA, Ingrid Torres; FERREIRA, Anna Wannessa Nunes; KARLO-GOMES, Geam. Interdisciplinaridade na pesquisa científica em educação: revisão integrativa. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6389198, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6389. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6389. Acesso em: 14 jan. 2025.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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