Interdisciplinaridade na pesquisa científica em educação: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6389Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Educação, Revisão integrativaResumo
Levando em conta que, atualmente, educadores têm considerado a interdisciplinaridade como um dos fatores fundamentais para uma educação integral e, de igual forma, nota-se um número crescente de pesquisas que abordam esse tema, percebeu-se a necessidade e relevância de consultar as concepções sobre interdisciplinaridade disponíveis na literatura recente. Nesse sentido, o presente artigo apresenta resultados de uma revisão integrativa cujo objetivo foi responder à seguinte questão: “O termo interdisciplinaridade, adotado em artigos científicos recentes publicados no Brasil, expressa confluência em torno da apresentação desse conceito?”. Para isso, por meio de uma abordagem qualitativa, adotou-se o percurso metodológico da revisão integrativa, percorrendo diversas publicações em torno do tema que obtivessem o termo interdisciplinaridade no título. Os estudos percorridos indicam que há uma forte tendência em adotar os conceitos formulados por Fazenda, Santomé e Japiassú que, de um modo geral, mantêm confluência no que se refere ao entendimento de que o aspecto de trabalho coletivo e o diálogo entre as diversas disciplinas e campos do saber se complementam sem, com isso, eliminar as suas especificidades. Contudo, percebe-se certa ausência de apropriação do conceito de interdisciplinaridade para uma operacionalização na prática escolar, sinalizando a necessidade de ações estratégicas que a efetivem, de fato, na prática pedagógica.
Métricas
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 1014 p.
ALVES, Janine Nunes et al. Ciências na pandemia: uma proposta pedagógica que envolve interdisciplinaridade e contextualização. Revista Thema, Pelotas-RS, v .18, p. 184-203, Especial, 2020. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1850/1566. Acesso em: 10 set. 2020.
ANDREOLA, Balduino Antonio. A Interdisciplinaridade na obra de Paulo Freire: uma pedagogia da simbiogênese e da solidariedade. 2000. In: COSTA, C. A.; LOUREIRO, C. F. A interdisciplinaridade em Paulo Freire: aproximações político-pedagógicas para a educação ambiental crítica. Rev. Katálysis, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 111-121, jan./abr. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802017000100111. Acesso em: 28 out. 2020.
AUGUSTO, Thaís Gimenez da Silva; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de Ciências da Natureza. Investigações em Ensino de Ciências, v.12, n.1, p. 139-154, mar. 2007.
ÁVILA, Lanúzia Almeida Brum et al. A Interdisciplinaridade na Escola: Dificuldades e Desafios no Ensino de Ciências e Matemática. Revista Signos, Lajeado, v. 38, n. 1, p. 9–23, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10923/12073. Acesso em: 10 out. 2020.
BRASIL. Resolução CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. D.O.U. de 14/7/2010, Seção 1, p. 824. Brasil, Brasília, DF.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1997.
BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2. ed. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 5 mar. 2021.
CARVALHO, Thifani de et al. A escola como espaço de interdisciplinaridade e reflexão – Um estudo sobre a primeira edição do fórum de humanidades promovido pelo colégio Univap - Unidade Aquarius, SJC-SP. Revista Univap, São José dos Campos-SP, v. 22, n. 40, p. 1-4, Edição Especial 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.979>. Acesso em: 10 out. 2020.
CORREA, Elisa Cristina; SPUDEIT, Daniela Fernanda de Assis Oliveira. A interdisciplinaridade entre Biblioteconomia, Educação e Sociologia nos cursos de graduação da Região Sul do Brasil. Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, Porto Alegre, v. 19, n.2, p.364-395, jul./dez. 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/39461/31063. Acesso em: 10 set. 2020.
COSTA, César Augusto; LOUREIRO, Carlos Frederico. A interdisciplinaridade em Paulo Freire: aproximações político-pedagógicas para a educação ambiental crítica. Rev. Katálysis, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 111-121, jan./abr. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802017000100111. Acesso em: 10 set. 2020.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1991. 147p.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998. 192p.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2002. 107p.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 18 ed. São Paulo: Papirus, 2013. 144p.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes; TAVARES, Dirce Encarnacion; GODOY, Herminia Prado. Interdisciplinaridade na pesquisa científica. São Paulo: Papirus, 2015. 128p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1993. In: COSTA, César Augusto; LOUREIRO, Carlos Frederico. A interdisciplinaridade em Paulo Freire: aproximações político-pedagógicas para a educação ambiental crítica. Rev. Katálysis, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 111-121, jan./abr. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802017000100111. Acesso em: 28 out. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 57. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.108p.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Revista do centro de Educação e Letras. Unioste, Foz do Iguaçu, v. 10 – nº 1, p. 41-62. 2008. In: MUENCHEN, Cristiane; SÁUL, Tamine Santos. A interdisciplinaridade nas Licenciaturas em Educação do Campo nas Ciências da Natureza: possibilidades e desafios. Ensino em Re-Vista, v. 27, n. 1, p. 203-227, jan./abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-9. Acesso em: 10 set. 2020.
GADOTTI, Moacir. Interdisciplinaridade Atitude e Método. 1999. In: MUENCHEN, Cristiane; SÁUL, Tamine Santos. A interdisciplinaridade nas Licenciaturas em Educação do Campo nas Ciências da Natureza: possibilidades e desafios. Ensino em Re-Vista, v. 27, n. 1, p. 203-227, jan./abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-9. Acesso em: 10 set. 2020.
GALLON, Mônica da Silva; ROCHA FILHO, João Bernardes da. Interdisciplinaridade pelo olhar de um grupo de professores: obstáculos encontrados para sua execução. In: Anais do X Enpec, Brasil, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10923/11775. Acesso em: 10 out. 2020.
GALLON, Mônica da Silva; ROCHA FILHO, João Bernardes da; MACHADO, Juliana Aquino. Desafios à realização da interdisciplinaridade no ambiente escolar: perspectivas docentes e da coordenação pedagógica. REVISTA THEMA, v. 14, p. 159-173, 2017. Disponível em: https://doaj.org/article/b8f552510f82413e82cd50dc3876dd9c. Acesso em: 11 out. 2020.
JAPIASSÚ, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1976. 221p.
JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 3. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. In: CORREA, Elisa Cristina; SPUDEIT, Daniela Fernanda de Assis Oliveira. A interdisciplinaridade entre Biblioteconomia, Educação e Sociologia nos cursos de graduação da Região Sul do Brasil. Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, Porto Alegre, v. 19, n.2, p.364-395, jul./dez. 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/39461/31063. Acesso em: 28 out. 2020.
LEIS, Hector Ricardo. Sobre o conceito de interdisciplinaridade. 2005. In: CORREA, Elisa Cristina; SPUDEIT, Daniela Fernanda de Assis Oliveira. A interdisciplinaridade entre Biblioteconomia, Educação e Sociologia nos cursos de graduação da Região Sul do Brasil. Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, Porto Alegre, v. 19, n.2, p.364-395, jul./dez. 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/39461/31063. Acesso em: 28 out. 2020.
LENOIR, Yves. Didática e interdisciplinaridade: uma complementariedade necessária e incontornável. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Didática e interdisciplinaridade. 17. ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 45-75.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola. Goiânia: Alternativa, p. 123-140, 2001.
LIMA, Valderez Marina do Rosário; RAMOS, Maurivan Güntzel. Percepções de interdisciplinaridade de professores de Ciências e Matemática: Um exercício de análise textual discursiva. Revista Lusófona de Educação, v. 36, n. 36, p. 163-177, ago. 2017. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/12074/2/Percepcoes_de_interdisciplinaridade_de_professores_de_Ciencias_e_Matematica_Um_Exercicio_de_Analise_Textual_Discursiva.pdf. Acesso em: 09 out. 2020.
LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: Fundamentos Teórico-Metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1995. 92p.
LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: Fundamentos Teórico-Metodológicos. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. 92p.
MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. Florianópolis – SC, v 17, n. 4, oct-dic 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/18.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. 80p.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. Repensar a reforma; reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. 128p.
MOZENA, Erika Regina; OSTERMANN, Fernanda. Dialogando sobre a interdisciplinaridade em Ivani Catarina Arantes Fazenda e alguns dos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade da PUC-SP (GEPI). Revista Interdisciplinaridade, São Paulo: PUC/SP, n. 10, p. 95-107, abr. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade/article/download/32444/22457. Acesso em: 11 set. 2020.
MUENCHEN, Cristiane; SÁUL, Tamine Santos. A interdisciplinaridade nas Licenciaturas em Educação do Campo nas Ciências da Natureza: possibilidades e desafios. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, MG, v. 27, n. 1, p. 203-227, jan./abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-9. Acesso em: 10 set. 2020.
PAVIANI, Jayme. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2 ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2008. 128p.
PIAGET, Jean. The epistemology of interdisciplinary relationships. In: APOSTEL, L. et al. (Orgs.) Interdisciplinarity: problems of teaching and research in universities. Paris: OCDE, 1972, p. 127-139.
POMBO, Olga. Interdisciplinaridade: conceito, problema e perspectiva. In: GUIMARÃES, Henrique; POMBO, Olga; LEVY, Teresa. A interdisciplinaridade: reflexão e experiência. Lisboa: Universidade de Lisboa, 1993. Disponível em: <http://ie.ulisboa.ptdocentes/opombo/mathesis/inter-disciplinaridade.pdf>. Acesso em: 13 set. 2020.
POMBO, Olga. Contribuição para um vocabulário sobre interdisciplinaridade. In: GUIMARÃES, Henrique; POMBO, Olga; LEVY, Teresa. Interdisciplinaridade: reflexão e experiência. 2. ed., Lisboa: Texto, 1994. 102p.
POMBO, Olga. Interdisciplinaridade e integração de saberes. Liinc em Revista, Brasília/Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 3-15, mar. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.18617/liinc.v1i1.186. Acesso em: 13 set. 2020
POMBO, Olga. Epistemologia de la interdisciplinaridade. La construcción de um nuevo modelo de comprensión. Interdisciplina I, Ciudad de México, v. 1, n. 1, p. 21-50, set./dez. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22201/ceiich.24485705e.2013.1.46512. Acesso em: 13 set. 2020
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 276p.
SAMPAIO, Clauton Fonseca. Projetos interdisciplinares: concepções e práticas de docentes do Ensino Médio. 2015. 112p. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 16 dez. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1055. Acesso em: 15 set. 2020.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998. 275p.
SOMMERMAN, Américo. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade como novas formas de conhecimento para a articulação de saberes no contexto da ciência e do conhecimento em geral: contribuição para os campos da Educação, da Saúde e do Meio Ambiente. 2012. 1305p.Tese de Doutorado em Difusão do Conhecimento, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
SOUZA, Francisco das Chagas de. Interdisciplinaridade da Ciência da Informação. In: PINTO, Virginia Bentes; CAVALCANTE, Lidia Eugenia; SILVA NETO, Casemiro. Ciência da Informação: abordagens transdisciplinares: gêneses e aplicações. Fortaleza: UFC, 2007. p. 49-70.
VIEIRA, Américo Augusto Nogueira et al. Metodologia Cientifica no Brasil: ensino e interdisciplinaridade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42. n. 1, p. 237-260, jan./mar. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/fY9tm7Nfby8z5GrTqMBdMCg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 26 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ingrid Torres Barbosa, Anna Wannessa Nunes Ferreira, Geam Karlo-Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-11-23
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-04