Educação Química e tecnologias digitais: abordagens críticas em direção à formação para a cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6369

Palavras-chave:

Educação Química, Tecnologias digitais, Formação para cidadania

Resumo

A sociedade brasileira tem convivido com a disseminação de informações falsas e de discursos antidemocráticos promovida por meio de tecnologias digitais. A valorização da ciência e de preceitos da Constituição brasileira ganham relevância no início desta década. Para a área educacional, destaca-se o artigo 205 no qual um dos objetivos da educação nacional é a formação para a cidadania. Muitos são os caminhos teóricos e práticos para sua realização. Este ensaio considera que a formação para a cidadania pode ser entendida como processo permanente de desenvolvimento da criticidade sobre as realidades a fim de atuarem nela para transformá-las, em direção a condições mais dignas para todos e o planeta. Essa formação envolve o ensino das ciências em diálogo com os cotidianos e a desnaturalização da presença das tecnologias digitais. Compreender que tecnologias são processos e produtos humanos, carregam em si valores e intencionalidades, faria parte de uma formação para a cidadania em tempos de reafirmação do pensamento científico e do combate à desinformação. No âmbito da educação formal, cada área do conhecimento, em suas especificidades e particularidades, integra essa formação. No caso deste ensaio, busca-se oferecer subsídios teóricos para Educação Química em articulação com uma abordagem crítica frente às tecnologias. Assim, este trabalho apresenta uma costura conceitual sobre tecnologia e ensino de química com vistas à formação para cidadania como formação crítica e ativa em sociedade.

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Biografia do Autor

Dayse Pereira Barbosa Souza, Polo Educacional SESC

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, na linha de pesquisa TICPE (2022). Mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), com ênfase em Química Bioinorgânica. Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Professora de Química do ensino médio, no Polo Educacional SESC, no Rio de Janeiro. Participante do grupo de pesquisa Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia -CEPETec o qual dedicam-se a identificar e problematizar "conexões" entre concepções/práticas/discursos da/sobre/entre Educação e Tecnologia, sem desconsiderar outras áreas e temas. Os estudos e pesquisas fundamentam-se em abordagens críticas que permitam tornar visíveis inter-relações pouco exploradas e apresentar perspectivas e proposições.

Jaciara de Sá Carvalho, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Professora e coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA. É doutora e mestre em Educação pela USP, especialista em Gestão de Processos de Comunicação/ Educomunicação (ECA/USP), bacharel em Comunicação (PUC-SP), com diploma, ainda, em Magistério (nível técnico). Coordena o Grupo (registrado no CNPq) Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia (CEPETec) e integra o grupo Discursos da Educação e Tecnologia DEdTec (PUC-Rio). Participa do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), onde também atua como avaliadora Ad-hoc. Foi editora-responsável pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (2019-2021), avaliada como Qualis A2, e integrou o Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). Colabora com o Instituto Paulo Freire, onde coordenou o setor de Educação a Distância e a constituição de redes on-line (2009-2012). Trabalhou no Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) entre 2004 e 2008. Foi professora na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e educadora de crianças abrigadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de SP. Tem passagem por veículos da grande imprensa (Folha de S. Paulo e rádios). Suas pesquisas investigam relações entre educação e tecnologias, sob abordagens críticas, como a de Paulo Freire.

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Publicado

04.12.2024

Como Citar

SOUZA, Dayse Pereira Barbosa; CARVALHO, Jaciara de Sá. Educação Química e tecnologias digitais: abordagens críticas em direção à formação para a cidadania. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6369202, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6369. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6369. Acesso em: 22 mar. 2025.
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