FormAção-continuada em Modelagem Matemática na modalidade remota: a rede e o fenômeno da hibridização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996251

Palavras-chave:

Formação de professores, Práticas, Associações, Pandemia.

Resumo

Este artigo objetiva descrever e mapear as associações que envolvem uma heterogeneidade de elementos humanos e não humanos em um contexto de um programa de formAção-continuada em Modelagem Matemática na modalidade remota. Para tanto, seguiu-se os caminhos propostos pela Teoria Ator-Rede (TAR) com o intuito de apresentar um olhar voltado para as práticas mapeadas em um curso de extensão ofertado durante o Período Letivo Extraordinário (PLE) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) na modalidade remota, em função da pandemia da Covid-19, em 2020. A proposta estava vinculada a três núcleos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem), com sede em três universidades públicas no interior da Bahia. Toma-se a rede como uma "ferramenta metodológica", não apenas para descrever o que aconteceu, mas para analisar os elementos que criam um mundo e suas associações. Tem-se como referência os princípios do agnosticismo, da simetria generalizada e da associação livre para descrever as práticas. Os resultados indicam que associações estabelecidas entre os formadores-participantes e o WhatsApp, entre os formadores-participantes, o Google Meet e o Google Forms, bem como entre participantes do curso e o Google Classroom deram origem a novas associações que se denominam associações colaborativas internas, externas, alternativas e matemáticas. Essas associações colocaram em relevo o engajamento, a interatividade e a produtividade, cartografados no curso de formação.

 

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Biografia do Autor

Flavia Cristina de Macêdo Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), mestrado (2006), doutorado (2015) em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana atuando nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. É professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS e colaboradora do mestrado profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade - CETENS/UFRB. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em formação de professores de matemática, trabalho colaborativo com professores de matemática, Modelagem Matemática, materiais curriculares educativos (MCE) e políticas públicas. Líder do Grupo do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação Matemática do Nordeste (NEPEMN). Coordenadora do Grupo Colaborativo de Matemática e Educação (GCMEduc). É sócia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Atualmente, coordenadora adjunta do GT07- Formação de Professores que Ensinam Matemática (Sbem) e coordenadora do Gt19 Educação Matemática - Anped,/Nordeste (2022-2024).

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

SANTANA, F. C. de M. . FormAção-continuada em Modelagem Matemática na modalidade remota: a rede e o fenômeno da hibridização. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6251097, 2023. DOI: 10.14244/198271996251. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6251. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de Professores que Ensinam Matemática
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##plugins.generic.dates.accepted## 2023-07-20
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-13