Educação digital, desigualdades e vulnerabilidades no contexto pandêmico: o que dizem as pesquisas acadêmicas sobre os temas articulados?

what does academic research say on the articulated topics?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6218

Palavras-chave:

Educação Digital, Desigualdades, Vulnerabilidades

Resumo

O cenário da educação brasileira passou por profundas transformações ao longo do tempo, especialmente a partir do século XXI onde encontramos a dimensão da justiça social como elemento de combate as desigualdades e vulnerabilidades estruturais que se apresentam no contexto educativo. A pandemia trazida com o novo coronavírus (SARS-CoV-2), trouxe consigo uma série de impactos em diferentes dimensões da tessitura social nos mais variados contextos do globo, considerando ainda a forma como os saberes são concebidos, produzidos, analisados e sistematizados. A compreensão dos movimentos presente no contexto pandêmico é imperativo para as comunidades de pesquisa brasileiras frente as abordagens do ensino-remoto emergencial, estratégia utilizada para a consecução dos objetivos educacionais das instituições educativas. O estudo aqui apresentado, busca desvelar os temas de pesquisa privilegiados por comunidades de pesquisa frente às temáticas articuladas educação digital, desigualdades e vulnerabilidades no contexto da pandemia do SARS-CoV-2, a partir da produção acadêmica internacional. Para isso utilizamos dos princípios de Estado de Conhecimento, em sua abordagem qualitativa exploratória-investigativa alinhada à pesquisa bibliográfica. Os resultados desta investigação apontam para a complexidade e diversidade presente junto aos estudos que se debruçam sobre a educação digital, majoritariamente, as questões ligadas às desigualdades e as vulnerabilidades são manifestadas a partir das dimensões práticas pedagógicas, gestão educacional, organização do trabalho pedagógico e direito à educação.

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Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, UFRGS

Professor do Departamento de Estudos Especializados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEE/UFRGS); Licenciado em Ciências da Natureza: Biologia e Química pelo Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS); Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALE); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Desenvolve pesquisas centradas majoritariamente nas temáticas Qualidade da Educação, Contextos Emergentes, Educação Superior, Políticas Públicas para Educação e Gestão Educacional.

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Publicado

31.12.2024

Como Citar

FONTOURA, Julian Silveira Diogo de Ávila. Educação digital, desigualdades e vulnerabilidades no contexto pandêmico: o que dizem as pesquisas acadêmicas sobre os temas articulados? what does academic research say on the articulated topics?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6218230, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6218. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6218. Acesso em: 17 set. 2025.
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