Educação digital, desigualdades e vulnerabilidades no contexto pandêmico: o que dizem as pesquisas acadêmicas sobre os temas articulados?
what does academic research say on the articulated topics?
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6218Palavras-chave:
Educação Digital, Desigualdades, VulnerabilidadesResumo
O cenário da educação brasileira passou por profundas transformações ao longo do tempo, especialmente a partir do século XXI onde encontramos a dimensão da justiça social como elemento de combate as desigualdades e vulnerabilidades estruturais que se apresentam no contexto educativo. A pandemia trazida com o novo coronavírus (SARS-CoV-2), trouxe consigo uma série de impactos em diferentes dimensões da tessitura social nos mais variados contextos do globo, considerando ainda a forma como os saberes são concebidos, produzidos, analisados e sistematizados. A compreensão dos movimentos presente no contexto pandêmico é imperativo para as comunidades de pesquisa brasileiras frente as abordagens do ensino-remoto emergencial, estratégia utilizada para a consecução dos objetivos educacionais das instituições educativas. O estudo aqui apresentado, busca desvelar os temas de pesquisa privilegiados por comunidades de pesquisa frente às temáticas articuladas educação digital, desigualdades e vulnerabilidades no contexto da pandemia do SARS-CoV-2, a partir da produção acadêmica internacional. Para isso utilizamos dos princípios de Estado de Conhecimento, em sua abordagem qualitativa exploratória-investigativa alinhada à pesquisa bibliográfica. Os resultados desta investigação apontam para a complexidade e diversidade presente junto aos estudos que se debruçam sobre a educação digital, majoritariamente, as questões ligadas às desigualdades e as vulnerabilidades são manifestadas a partir das dimensões práticas pedagógicas, gestão educacional, organização do trabalho pedagógico e direito à educação.
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