Saberes docentes na educação profissional: percepções dos professores do Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará

Autores

  • Antonio Wherbty Ribeiro Nogueira Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Cristina de Moraes Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6195

Palavras-chave:

Educação Profissional, Graduação Tecnológica, Formação de Professores, Saberes Docentes

Resumo

O presente artigo analisa a percepção dos professores dos cursos de Graduação Tecnológica acerca dos saberes necessários à docência, considerando as condições nas quais estes conhecimentos e concepções foram produzidos. Esse recorte temático justifica-se pelo fato de que, em geral, as formações iniciais dos professores dos cursos tecnológicos não se situam no campo das licenciaturas. O estudo adota uma abordagem metodológica com base na pesquisa de campo, de natureza qualitativa, assumindo como método para coleta de dados a aplicação de questionários assíncronos on-line e a realização de entrevistas remotas semiestruturadas; bem como da revisão teórico-bibliográfica e documental dos referenciais teóricos que tratam dos saberes docentes e das diretrizes para os cursos de Graduação Tecnológica. Participaram da pesquisa quatorze professores do Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (CENTEC), localizado no município de Quixeramobim. As análises apontaram que a percepção dos professores converge para uma racionalidade técnica-instrumental, na qual os saberes docentes são definidos de acordo com as demandas imediatas dos setores produtivos da sociedade de mercado. Há, portanto, elementos de conformação na percepção dos professores que são produzidos na trajetória pessoal, acadêmica e profissional dos sujeitos em função de uma pedagogia mais ampla que envolve a sociabilidade humana produzida pelo capital.

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Referências

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Publicado

04.12.2024

Como Citar

RIBEIRO NOGUEIRA, Antonio Wherbty; MORAES, Ana Cristina de. Saberes docentes na educação profissional: percepções dos professores do Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6195194, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6195. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6195. Acesso em: 14 jan. 2025.

Edição

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