O ensino remoto emergencial no estado do Paraná: reflexões a partir das estratégias de enfrentamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996180

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino remoto emergencial, Estratégias.

Resumo

O presente estudo pretende contribuir para a análise das estratégias idealizadas e executadas pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná no período pandêmico, tendo como foco primordial a infraestrutura tecnológica. Trata-se de um estudo exploratório, com tratamento de dados qualitativos. Os dados têm como fonte: documentos oficiais, postagens em sites, plataformas e blogs, relatórios de pesquisa, resolução governamental, bem como reportagens veiculadas em jornais. A partir do conjunto de dados levantados nesta pesquisa, pode-se afirmar que, ao tratar das estratégias de enfrentamento da pandemia com foco na infraestrutura tecnológica, a Secretaria promoveu ações que priorizaram a continuidade das atividades de ensino no estado. Entretanto, ao selecionar todos os aparatos para a transmissão de conteúdos por diferentes canais, a Secretaria acabou por deixar de lado as condições sociais e econômicas dos estudantes e desconsiderou as desigualdades já presentes na sociedade muito antes da pandemia. Assim, pode-se inferir que as estratégias foram pensadas a partir de uma sociedade ideal, com crianças e jovens conectados e com dispositivos adequados. Dessa forma, compreendemos que pensar a educação para além da pandemia, com o uso de tecnologias digitais, implica num amplo e profundo processo no âmbito da formação de professores, bem como um olhar atento para as condições econômicas e sociais dos alunos.

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Biografia do Autor

Juliana Ayub Veltrini Spadacini, Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED)

Graduada em Letras/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (2002). Pós- Graduada em Psicopedagogia em 2003. Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior (2015). Mestre em Letras Estrangeiras Modernas pela Universidade Estadual de Londrina (MEPLEM/ UEL). Atua como Professora de Língua Inglesa na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) nos componentes curriculares de Língua Inglesa, Língua Portuguesa/ Redação, Projeto de Vida e Pensamento Computacional.

Samantha Gonçalves Mancini Ramos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina e coordenadora do mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de língua inglesa e novas tecnologias.

Diene Eire de Mello, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Aberta de Portugal (2014). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1990).

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Publicado

29-08-2023

Como Citar

SPADACINI, J. A. V. .; RAMOS, S. G. M. .; MELLO, D. E. de . O ensino remoto emergencial no estado do Paraná: reflexões a partir das estratégias de enfrentamento . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6180054, 2023. DOI: 10.14244/198271996180. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6180. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas Educativas e Perspectivas Formativas Pós-Covid-19
##plugins.generic.dates.received## 2022-09-18
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##plugins.generic.dates.published## 2023-08-29