Adentrando as muralhas de uma escola de unidade prisional: por uma educação emancipadora possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6141

Palavras-chave:

Educação Escolar em Prisões, Identidade Docente, Educação Emancipadora

Resumo

Frequentemente, quando se refere ao exercício do magistério em escolas de unidades prisionais, muitas pessoas ainda não conseguem construir uma representação genuína sobre as particularidades desses espaços educativos, a quais procedimentos os professores são submetidos, como as aulas acontecem, onde ficam as salas de aula, se os professores são respeitados pelos alunos, se os professores ficam sozinhos ou acompanhados, uma infinidade de questionamentos que podem contribuir com a construção de uma visão fantasiosa acerca desses espaços educativos. O presente artigo utiliza um estudo teórico-bibliográfico e buscou analisar sob a perspectiva de renomados autores, os relatos de uma visita realizada em uma escola de unidade prisional, sua estrutura e suas particularidades, uma vez que, raramente esses espaços educativos são reconhecidos e divulgados pela mídia, o que favorece a sua marginalização e o desconhecimento dos mesmos pela sociedade e pela própria academia científica. Os relatos apresentados pertencem às impressões dos pesquisadores, registradas em diário de campo, durante uma das visitas realizadas à instituição prisional, ocasião na qual, também obtiveram uma entrevista da diretora da escola. Os resultados sugerem que a vivência profissional docente em espaços de privação e restrição de liberdade se diferencia qualitativamente de outros espaços educativos que não estão sujeitos à estrutura física e aos padrões impostos pelas instituições prisionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alisson José Oliveira Duarte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2017), Especialista em Psicanálise Clínica pela Universidade de Araraquara (2014), Graduado em Psicologia pela Universidade de Uberaba (2011).

Helena de Ornellas Sivieri-Pereira , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Pós-doutorado em Educação pela UFSCar (2019). Doutora em Psicologia pela FFCLRP-USP (2008), Mestre em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). Professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação). E-mail: helena.sivieri@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3694-2705

Wellington Félix Cornélio , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Mestre em Educação pela UFTM (2017). Graduado em Ciências Sociais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (2012) e em Direito pela Universidade de Uberaba (2000). Professor de Educação Básica na Rede de Ensino Estadual e Municipal de Uberaba/MG. E-mail: wfc.cientistasocial@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8206-7000

Aline De Gregorio Alves Borges

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Rondônia - Unir (2015). Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Politécnica de Uberlândia - FPU (2003). Graduada em Letras (Licenciatura em Português/Inglês) pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC (2008) e Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Uberaba – UNIUBE (1997). Docente efetiva de língua estrangeira moderna - Inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM. E-mail: alinedegregorioab@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1126-504X

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso; LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.

BRASIL. Lei Federal de Execuções Penais nº7.210 de 11 de julho de 1984. Brasília, DF: 1984.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

ARAUJO, Luís Guilherme. Vigiar e punir: poder, punição, disciplina e indústria. Fora do Expediente (Resenha, Conto, Poemas...). Primeiros Escritos, São Paulo, n. 9, p. 249-255. 2018.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto – PT, Porto Editora, 1994.

DUARTE, Alisson José Oliveira. Processo de constituição da identidade profissional de professores da educação escolar de uma unidade prisional de Minas Gerais. 2017. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG, 2017.

FBSP – Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020. São Paulo, Ano 14, 2020. Disponível em: <https://forumseguranca.org.br/anuario-14/> Acesso em: 07.fev.2022.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

LEME, José Antônio Gonçalves. A Cela de Aula: tirando a pena com letras. Uma reflexão sobre o sentido da educação nos presídios. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.

MAEYER, M. D. Ter tempo não basta para que alguém se decida aprender. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 86, p. 43-55, nov., 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes, 1995.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Desafio histórico da educação prisional brasileira: Ressignificando a foramção de professores...um quê de utopia? Revista HISTEDBR Online. Campinas, n.47, p.205-219, set, 2012.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Políticas de formação de educadores para os espaços de restrição e de privação da liberdade. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, V.7, no.1, p.137-158, mai. 2013.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano; JULIÃO, Elionaldo Fernandes. A Educação na Prisão como Política Pública: entre desafios e tarefas. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 51-69, jan./mar. 2013.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Educação Escolar para Jovens e Adultos em Situação de Privação de Liberdade. Cadernos CEDES, Campinas, v. 35, n. 96, p. 239-255, maio-ago. 2015.

SERRADO-JÚNIOR, Jehu Vieira. A formação do professor do sistema penitenciário: a necessidade de uma educação reflexiva e restaurativa nas prisões. FCT/UNESP, Presidente Prudente, 2008.

SILVEIRA, E. S.; SILVEIRA, D. D. S. Ciência(s) da Religião: um quadro de referências para o Ensino Religioso. In: SILVEIRA, E. S.; JUNQUEIRA, S. (Org.) O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o Ensino Fundamental. Petrópolis: Vozes, 2020. Cap. 2, p. 39-73.

SIVIERI-PEREIRA, Helena de Ornellas. O professor principiante e os espaços de interação entre as dimensões pessoais e profissionais da carreira docente. 2008. 320f. 147 Tese (Doutora em Ciências, Área: Psicologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. USP, Ribeirão Preto-SP.

SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de; GUIMARÃES, Valter Soares. Docência e identidade profissional do professor. In: SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de; (org). Professores e professoras formação: Poiésis e práxis. Goiás, PUC, 2011.

UNESCO. Representação da Unesco no Brasil. Cultura de Paz no Brasil. Brasília, 2017. Disponível em: <https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/culture-peace> Acesso em: 15.dez.2018.

Downloads

Publicado

04.12.2024

Como Citar

DUARTE, Alisson José Oliveira; SIVIERI-PEREIRA , Helena de Ornellas; CORNÉLIO , Wellington Félix; BORGES , Aline De Gregorio Alves. Adentrando as muralhas de uma escola de unidade prisional: por uma educação emancipadora possível. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6141199, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6141. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6141. Acesso em: 14 jan. 2025.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-08-17
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-04

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.