Educação, Inovação e Desenvolvimento socioeconômico: reposicionar a contribuição da universidade brasileira frente aos desafios atuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996134

Palavras-chave:

Educação, Desenvolvimento socioeconômico, Universidade, Inovação.

Resumo

O artigo analisa as relações entre desenvolvimento socioeconômico, trabalho e educação tendo por referência a abordagem sistêmica da inovação. Compreende que o desenvolvimento socioeconômico a longo prazo está associado ao progresso tecnológico (inovação) e valoriza o papel das instituições de ensino e os processos interativos de aprendizado como apoio à geração de conhecimento nas empresas. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório, privilegiando a abordagem qualitativa. A análise documental contemplou documentos elaborados pelos poderes executivo e legislativo, antes e depois da implementação da Lei de inovação e do Novo Marco Regulatório da Ciência, Tecnologia & Inovação, buscando identificar as diretrizes e políticas governamentais que afetam diretamente a interação entre os elementos em estudo. Também foram analisados documentos internos de órgãos colegiados das universidades e respectivas fundações de apoio, entre outros. Dessa forma, a metodologia adotada permitiu uma compreensão abrangente das complexas relações existentes entre desenvolvimento, trabalho e educação no contexto da abordagem sistêmica da inovação. Conclui demonstrando a necessidade da construção de um ambiente favorável à inovação no interior das universidades, rompendo com o tradicional modelo hierárquico fortemente associado ao controle e ao ensino tradicional, promovendo mudanças disruptivas face à demanda por novas habilidades e competências no Mundo do Trabalho.

 

 

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Biografia do Autor

Maria Luiza Nogueira Rangel, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1997), mestrado em Educação, área de concentração Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília (2010) e é Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (2019-2024). Docente de ensino superior no (Campus - Luziânia) da Universidade Estadual de Goiás - UEG, e avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Na gestão pública, exerceu as funções de Chefia de gabinete no Ministério da Ciência, Tecnologia & Inovação. Assessoramento na Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, chefia de gabinete e gerencias no Ministério do Esporte (Copa do Mundo 2014), superintendência na Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado Goiás e gerencia de educação ambiental na Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado de Goiás. As atividades de pesquisa estão voltadas para os temas: Políticas Públicas, Educação, Avaliação Institucional, Ciência, Tecnologia & Inovação, Educação Profissional, Filosofia, relações de gênero e juventude.

Remi Castioni, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação (Bacharelado) em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Realizou pós-doutorado na Universitat de Barcelona, junto ao Institut de Recerca en Educació (2017/18). Atualmente é professor-pesquisador da Universidade de Brasília, classe Associado, atuando na Faculdade de Educação e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa em políticas públicas e gestão da educação. É membro também do Programa de Pós-Graduação em Educação - modalidade profissional. Tem experiência na área de políticas públicas e federalismo. Atua no tema da transição entre educação e trabalho, com ênfase em qualificação profissional, certificação profissional e ensino médio e ainda nos seguintes temas: educação, políticas comparadas de educação profissional, indústria 4.0, sistema nacional de emprego, desenvolvimento regional e sistema nacional de inovação. Foi membro do Fórum Nacional de Educação - FNE e do Fórum Distrital de Educação - FDE. Foi diretor da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho - ABET. Foi Membro do Comitê Nacional de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica - CONPEP, da SETEC/MEC. Foi membro do Conselho Diretor do Fundo PIS-PASEP. Foi diretor da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituição Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico e diretor por dois mandados da Associação dos Docentes da Universidade de Brasilia - UnB. Foi presidente da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha - APEC É membro do conselho editorial da Revista Com Censo da SEEDF e do corpo editorial da Editora CulturaTrix. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Comparada - SBEC.

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Publicado

29-08-2023

Como Citar

RANGEL, M. L. N. .; CASTIONI, R. Educação, Inovação e Desenvolvimento socioeconômico: reposicionar a contribuição da universidade brasileira frente aos desafios atuais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6134047, 2023. DOI: 10.14244/198271996134. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6134. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas Educativas e Perspectivas Formativas Pós-Covid-19
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