Traços da Educação Matemática escolar nas matrizes teóricas da Escola Nova: de Herbart a Freinet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995537

Palavras-chave:

História da Educação, Escola Nova, Ensino de Matemática.

Resumo

Trata-se de um artigo que perpassa matrizes do pensamento pedagógico da Educação da Modernidade, compreendida entre os séculos XVII e XVIII, e da Educação Contemporânea, referente aos séculos XIX e XX, as quais constituíram o movimento da Escola Nova. O escrito é pautado por uma revisão da literatura sobre as ideias pedagógicas de teóricos da Educação que configuram essas escolas de pensamento. O objetivo é apresentar de modo panorâmico as ideias pedagógicas da Educação Moderna, considerando-se como ponto de partida o educador alemão Johann Friedrich Herbart e, como ponto de chegada, a Educação Contemporânea, com o educador francês Célestin Freinet. Tem-se em vista a identificação de traços da Educação Matemática escolar tecidos por educadores do período considerado. Constata-se que grande parte das ideias pedagógicas destes teóricos da Educação foram influenciadas principalmente por Jean-Jacques Rousseau, sob os signos da centralidade, liberdade e individualidade do estudante e com o professor conduzindo o processo educativo, a partir de métodos ativos. No que tange à Educação Matemática escolar, foi evidenciado que o professor desenvolve sua prática a partir de objetos muito simples do cotidiano do estudante, situações de sua realidade que podem ser postas sob problematizações, brinquedos educativos, projetos ou oficinas de trabalho, para que, ao se valer da percepção sensorial e/ou da linguagem, sob um viés interdisciplinar, consiga-se chegar às ideias mais elaboradas sobre conceitos ou conteúdos matemáticos.

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Biografia do Autor

Daniana de Costa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR e em Pedagogia pela UNINTER. Mestre em Desenvolvimento Regional (linha Educação e Desenvolvimento) pela UTFPR. Doutoranda em Educação (linha Educação em Ciências e Matemática) pela UFSCar.

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Publicado

28-11-2022

Como Citar

COSTA, D. de . Traços da Educação Matemática escolar nas matrizes teóricas da Escola Nova: de Herbart a Freinet. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e5537012, 2022. DOI: 10.14244/198271995537. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5537. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

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