Resolução de problemas no ensino de matemática: reflexões sobre o conhecimento de pedagogos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995478

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Estratégias de ensino, Saberes docentes.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o conhecimento de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a resolução de problemas no ensino de matemática. Participaram da pesquisa nove professores pedagogos dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Teodoro Sampaio/SP. A pesquisa é exploratória e de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário e entrevista semiestruturada aplicados aos participantes da pesquisa. O questionário procurou investigar como os professores utilizam a resolução de problemas em suas aulas, e, na entrevista, foram apresentadas aulas com resolução de problemas para que o professor justificasse sua escolha em uma das abordagens apresentadas, a saber: ensino para resolução de problemas; ensino sobre resolução de problemas e ensino via resolução de problemas. Os resultados mostraram que, muitas vezes, os professores apresentam dificuldades em compreender a resolução de problemas no ensino e que ainda acreditam que o conteúdo deve ser ensinado, para então, depois, serem aplicados problemas a serem resolvidos. Conclui-se que são relevantes mais pesquisas que abordem a utilização da resolução de problemas no ensino, bem como abordem a oferta de formação continuada de professores para tratar da resolução de problemas no ensino de matemática.

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Biografia do Autor

Maria Eliza Sitolino Leonardo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Supervisora de ensino na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Marcelo Carlos Proença, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professor Doutor Associado do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. Líder do Grupo de Estudos em Resolução de Problemas na Educação Matemática (GERPEM).

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Publicado

11-04-2023

Como Citar

LEONARDO, M. E. S. .; PROENÇA, M. C. . . Resolução de problemas no ensino de matemática: reflexões sobre o conhecimento de pedagogos. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e5478024, 2023. DOI: 10.14244/198271995478. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5478. Acesso em: 16 abr. 2024.

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