Profissionais de educação no contexto pandêmico da Covid-19: Yoga como tecnologia social e possibilidade autopoiética
DOI:
https://doi.org/10.14244/198271995310Palavras-chave:
Formação de profissionais da educação, Tecnologias na educação, Inovação pedagógica.Resumo
Os projetos de pesquisa de Iniciação Científica, de Extensão e de Mestrado Profissional articularam-se, produzindo ações e reflexões a fim de verificar as possíveis contribuições do Yoga para profissionais de educação de uma rede municipal pública de ensino durante a pandemia de Covid-19. Nossas bases teóricas se assentaram no conceito de Autopoiésis (MATURANA e VARELA), no processo de produção da Tecnologia Social (RODRIGUES e BARBIERI), na tecnologia oriental (FEUERSTEIN) e na proposta de inovação pedagógica (CUNHA). As aulas de Yoga foram alicerçadas na escola do Yoga Integral de Sri Aurobindo, seguindo os oito pilares do Yoga Clássico, codificados por Patanjali e buscando focar na inclusão e na conexão Ocidente-Oriente. Realizamos pesquisa qualitativa e percorremos os princípios metodológicos da Pesquisa-ação (THIOLLENT) para superar as fronteiras entre sujeitos pesquisadores e pesquisados. Como resultados, obtivemos: um elevado número de artigos sobre o Yoga nas bases de dados científicas; um levantamento de opiniões de participantes sobre o estresse gerado pelas demandas profissionais em contato com as tecnologias informacionais durante o período de trabalho remoto; a oferta de aulas de Yoga on-line; os relatos dos participantes sobre os efeitos positivos das vivências para a saúde e para o processo de ressignificação do ser e do profissional de educação; e a geração de política de educação municipal por meio de um projeto permanente de yoga na rede pública municipal de educação.
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