Profissionais de educação no contexto pandêmico da Covid-19: Yoga como tecnologia social e possibilidade autopoiética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995310

Palavras-chave:

Formação de profissionais da educação, Tecnologias na educação, Inovação pedagógica.

Resumo

Os projetos de pesquisa de Iniciação Científica, de Extensão e de Mestrado Profissional articularam-se, produzindo ações e reflexões a fim de verificar as possíveis contribuições do Yoga para profissionais de educação de uma rede municipal pública de ensino durante a pandemia de Covid-19. Nossas bases teóricas se assentaram no conceito de Autopoiésis (MATURANA e VARELA), no processo de produção da Tecnologia Social (RODRIGUES e BARBIERI), na tecnologia oriental (FEUERSTEIN) e na proposta de inovação pedagógica (CUNHA). As aulas de Yoga foram alicerçadas na escola do Yoga Integral de Sri Aurobindo, seguindo os oito pilares do Yoga Clássico, codificados por Patanjali e buscando focar na inclusão e na conexão Ocidente-Oriente. Realizamos pesquisa qualitativa e percorremos os princípios metodológicos da Pesquisa-ação (THIOLLENT) para superar as fronteiras entre sujeitos pesquisadores e pesquisados. Como resultados, obtivemos: um elevado número de artigos sobre o Yoga nas bases de dados científicas; um levantamento de opiniões de participantes sobre o estresse gerado pelas demandas profissionais em contato com as tecnologias informacionais durante o período de trabalho remoto; a oferta de aulas de Yoga on-line; os relatos dos participantes sobre os efeitos positivos das vivências para a saúde e para o processo de ressignificação do ser e do profissional de educação; e a geração de política de educação municipal por meio de um projeto permanente de yoga na rede pública municipal de educação.

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Biografia do Autor

Janaina Silva de Souza, Universidade Federal Fluminense (IBio/PGCTIn) e Secretaria Municipal de Educação de Niterói /Coordenação de Educação em Sustentabilidade, Esporte e Saúde (CESESS)

Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão - (PGCTIn/UFF). Mestre em Diversidade e Inclusão pela UFF. Graduada e Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialização em Leitura e Produção Textual pela UFF e em Gestão Ambiental pela UFRJ.  É formada como instrutora de Yoga pelo Curso de Desenvolvimento em Yoga (CDY), com aprofundamento em Yoga Nidra pelo Satyananda Yoga Center. Idealizou e vem desenvolvendo o YogaEduca (projeto de Yoga) na Rede Municipal de Niterói, por meio da CESESS. Atua como vice-coordenadora do Projeto de Extensão Cognição, afeto e corpo em sala de aula, da UFF e como pesquisadora no grupo de pesquisa Núcleo de Educação Inclusiva - Galileu Galilei.

Rejany dos Santos Dominick, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Licenciada em Educação Física (1984) e em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutora em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Coordena projetos de Extensão, de Pesquisa e de Inovação Social articulados às tecnologias na educação. É uma das editoras da RevistAleph, que tem como categoria geradora as experiências instituintes. Tem pesquisado a formação de professores para as inclusões na educação.

Isis Dias de Menezes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense. Bolsista de pesquisa CNPQ do projeto: “Memória, Narrativas e Tecnologia nos anos iniciais da educação básica e as “artes de fazer” no trabalho docente 2020-21”. Faz parte do grupo de extensão da Universidade Estadual de Londrina de Educação Bi/Multilíngue e atualmente é Regente na Escola MiniMe no segmento da Educação Infantil.

Pedagoga (UFF) com especialização em Educação Multilíngue (UEL). ORCID id: https://orcid.org/0000-0002-1302-0647. E-mail: isisdias@id.uff.br

Laura de Almeida Conceição, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense. Bolsista de pesquisa pela UFF do projeto: “Formando docentes no contexto da pandemia do covid-19 e para a inclusão da diversidade: Yoga como tecnologia social”. Foi estagiária do colégio Nossa Senhora da Assunção, em 2019, onde trabalhou como auxiliar e mediadora de crianças com necessidades especiais.

Pedagoga (UFF), Pós-Graduanda Neuropedagogia e Educação Positiva. ORCID id: https://orcid.org/0000-0003-1314-6159 . E-mail: almeidalau26@gmail.com

 

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Publicado

28-11-2023

Como Citar

SOUZA, J. S. de; DOMINICK, R. dos S. .; MENEZES, I. D. de; CONCEIÇÃO, L. de A. Profissionais de educação no contexto pandêmico da Covid-19: Yoga como tecnologia social e possibilidade autopoiética. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e5310076, 2023. DOI: 10.14244/198271995310. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5310. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

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