O PNAIC e o Desenvolvimento Profissional: quais as perspectivas das professoras alfabetizadoras?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995044

Palavras-chave:

PNAIC, Alfabetização, Formação de professores, Desenvolvimento Profissional.

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo o Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (PNAIC). O PNAIC foi um programa de formação continuada oferecido pelo MEC (Ministério da Educação) para professores alfabetizadores com objetivo de cumprir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de alfabetizar todas as crianças até, no máximo, oito anos de idade. Este artigo é baseado em uma pesquisa de doutorado e busca identificar quais são as contribuições do PNAIC para o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como campo de investigação dois municípios da Zona da Mata Mineira. As fontes de geração de dados foram os documentos oficiais relacionados ao programa de formação PNAIC: os 115 questionários e as 27 entrevistas semiestruturadas aplicados a professoras alfabetizadoras que participaram do PNAIC entre 2013 e 2015. O referencial teórico se baseou na revisão de literatura sobre formação docente e desenvolvimento profissional (TARDIF, 2013, 2014; NÓVOA, 1992, 2014; GATTI, 2008; GATTI; BARRETO, 2009; GATTI, BARRETO; ANDRÉ, 2019; OLIVEIRA; FORMOSINHO, 2009; FORMOSINHO, 2009; GARCÍA, 1999; IMBERNÓN, 2011). A partir da análise dos dados, constatou-se que as professoras apontaram que o PNAIC contribuiu para o desenvolvimento profissional por promover a reflexão sobre a prática, a articulação teoria-prática e pela possibilidade de contribuir com novas práticas de alfabetização. Apontam, no entanto, como fatores que dificultam melhores resultados, a descontinuidade dessa política, a falta de acompanhamento da prática no contexto escolar e a rotatividade docente imposta pelas condições de trabalho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lenise Teixeira Sousa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG; Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis/RJ; Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Pública Municipal de Juiz de Fora; Área de concentração: educação com foco em políticas públicas, alfabetização e formação de professores.

Silvana Soares de Araújo Mesquita, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutora em Educação- PUC-Rio, Professora adjunta do Departamento de Educação, PUC-Rio e Coordenadora setorial de Graduação do CTCH, PUC-Rio. Especialista em Ensino de Ciências - UERJ. Coordena o PROFEX_ Grupo de Pesquisas sobre a Profissão, Formação e Exercício docente. Área de concentração: Didática, Currículo e formação de professores.

Referências

BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN – Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação do professor alfabetizador. Caderno de Apresentação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012a.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Ano 1: unidade 3. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012b.

BRASIL. Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 jul., 2012c.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares: ano 03, unidade 6. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 47p, 2012d.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 39 p., 2012e.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem: ano 2: unidade 1/ Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básicas, 2012f, 47p.

BRASIL. Portaria nº 1.458, de 14 de dezembro de 2012. Define categorias e parâmetros para a concessão de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na forma do art. 2º, inciso I, da Portaria MEC nº 867, de 4 de julho de 2012. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 15 dez., 2012g.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. (2014-2024). Brasília: Ministério da Educação, 2014.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Interdiscipli¬naridade no ciclo de alfabetização. Caderno de Apresentação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2015, 76 p.

CABRAL, Giovanna Rodrigues. Pensando a inserção de políticas públicas de formação continuada de professores em um município de pequeno porte: o que dizem os sujeitos dessa formação? Rio de Janeiro, 2015, 280 p. Tese de Doutorado – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

CANÁRIO, Rui. A experiência portuguesa dos Centros de Formação das Associações de Escola. IN: MARIN, Alda Junqueira. Educação Continuada: reflexões, alternativas. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2004. P. 63-88.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

COUTO, Maria Elizabete Souza; GONÇALVES, Alba Lúcia. A formação dos formadores: um estudo sobre o PNAIC. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 11, n. 1, p. 151-170, jan./abr. 2016.

FORMOSINHO, J. (Coord.). Formação de Professores: aprendizagem profissional e acção docente. Coleção Currículo, Políticas e Práticas. Porto Editora, 2009.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.

GATTI, Bernadete Angelina. Análise das políticas públicas para a formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação. Campinas, SP, v. 13, n. 37, p. 57-186. Jan./abr. 2008.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá (Coords.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GATTI, Bernadete Angelina, BARRETO, Elba Siqueira de Sá, ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de Almeida. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GIARDINI, Bárbara Lima. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): Caminhos percorridos pelo programa e opiniões de professores alfabetizadores sobre a formação docente. 2016. 291f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz e Fora, 2016.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

JULIOTI, Sueli. A prática pedagógica alfabetizadora e a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 2016. 138 p. (Dissertação) Mestrado em Educação. Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2016.

LINHARES, Célia Frazão Soares. Sonhar e construir a escola com professores. In: LINHARES, Célia Frazão Soares (Org.). Formação continuada de professores: comunidade científica e poética – uma busca de São Luís do Maranhão. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p. 54-76.

MORESCHO, Sandra Maria Zardo. A Formação Continuada de Professores: a mediação do Pacto Nacional do Ensino Médio na Gered de Chapecó-SC. 38ª Reunião Nacional da ANPED. 2017.

NÓVOA, Antonio. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, Antonio. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. In: Souza, Denise Trento Rebello de; SARTI, Flavia Medeiros. Mercado de formação docente: constituição, funcionamento e dispositivos. p. 23 – 36, Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2014.

OLIVEIRA, Júlia; FORMOSINHO, João. Desenvolvimento profissional dos professores. In: Formação de professores- aprendizagem profissional e acção docente. FORMOSINHO, João. (coord.). Coleção currículo, políticas e práticas. Porto Editora, p. 221-284, 2009.

RAMALHO, Betania Leite; NUÑEZ, Isauro Beltrán; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulina, 2003.

SANTOS, Natália Francisca Cardia dos. Entre o proposto e o almejado: da proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa às expectativas almejadas por docentes participantes. 2015. 123 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2015.

SILVA, Roberta da. Os desafios da gestão da formação de professores do programa alfabetização na idade certa em Acopiara/CE. 2013. 114 p. Dissertação (Mestrado profissional) – Universidade Federal de Juiz de Fora, CAEd – Centro de Políitcas Públicas e Avaliação da Educação, Juiz de Fora, 2013.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2005.

SOUZA, Denise Trento Rebello de; SARTI, Flávia Medeiros. Mercado de formação docente: constituição, funcionamento e dispositivos. p. 23 – 36, Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2014.

TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, abr. – jun. 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Ed. Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

11-04-2023

Como Citar

SOUSA, L. T. . .; MESQUITA, S. S. de A. . O PNAIC e o Desenvolvimento Profissional: quais as perspectivas das professoras alfabetizadoras?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e5044013, 2023. DOI: 10.14244/198271995044. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5044. Acesso em: 27 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores alfabetizadores: políticas, saberes e práticas
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-01-20
##plugins.generic.dates.published## 2023-04-11