Docência online, um novo desafio na contemporaneidade: competências de docentes universitários de Portugal e Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994974

Palavras-chave:

Educação à distância, Competência docente, Ensino Superior, Formação docente.

Resumo

A formação docente para o desenvolvimento de competências digitais é fator primordial para a inovação pedagógica no Ensino Superior na modalidade a distância. Tendo-se em conta as dificuldades de muitos docentes para atuar nesta modalidade e a carência de programas de formação para a educação online, realizou-se um estudo sobre as competências de professores para a docência superior online. Este artigo apresenta resultados relativos à percepção dos docentes acerca de suas competências para o exercício da docência online. Utilizou-se o survey online como instrumento de recolha de dados. Este foi aplicado a professores que exercem atividades docentes online em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, no Brasil e em Portugal, por representarem os países lusófonos com maior relevância internacional no domínio da oferta neste contexto. O estudo envolveu uma amostra aleatória simples, não probabilística, composta por 277 docentes universitários, dos quais 236 do Brasil e 41 de Portugal. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e testes paramétricos para avaliar as diferenças entre as percepções docentes das duas nacionalidades. Os resultados mostram que estes docentes apresentam autopercepções favoráveis relativamente aos seus conhecimentos de conteúdo, pedagógico, tecnológico e em relação às competências transversais associadas à educação online. Demonstram, contudo, dificuldade em integrar efetivamente os seus diferentes saberes (cientifico e pedagógico) com a tecnologia em suas práticas pedagógicas. As diferenças encontradas entre os países não foram estatisticamente significativas. Detecta-se a necessidade de se investir na formação docente, especialmente, na área das tecnologias e da sua integração com os conhecimentos pedagógicos e de conteúdo.

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Biografia do Autor

Márcia de Freitas Vieira, Universidade Aberta (UAb)

Laboratório de Educação a Distância e eLearning - Le@D

Investigadora integrada UID/FCT no. 4372 

Neuza Sofia Guerreiro Pedro, Universidade de Lisboa

Professora Auxiliar do Instituto de Educação-Universidade de Lisboa. Coordenadora do Programa de E-learning da Universidade de Lisboa.

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Publicado

30-11-2021

Como Citar

DE FREITAS VIEIRA, M. .; SOFIA GUERREIRO PEDRO, N. . Docência online, um novo desafio na contemporaneidade: competências de docentes universitários de Portugal e Brasil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4974049, 2021. DOI: 10.14244/198271994974. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4974. Acesso em: 26 fev. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade
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##plugins.generic.dates.accepted## 2021-01-11
##plugins.generic.dates.published## 2021-11-30