Docência online, um novo desafio na contemporaneidade: competências de docentes universitários de Portugal e Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994974

Palavras-chave:

Educação à distância, Competência docente, Ensino Superior, Formação docente.

Resumo

A formação docente para o desenvolvimento de competências digitais é fator primordial para a inovação pedagógica no Ensino Superior na modalidade a distância. Tendo-se em conta as dificuldades de muitos docentes para atuar nesta modalidade e a carência de programas de formação para a educação online, realizou-se um estudo sobre as competências de professores para a docência superior online. Este artigo apresenta resultados relativos à percepção dos docentes acerca de suas competências para o exercício da docência online. Utilizou-se o survey online como instrumento de recolha de dados. Este foi aplicado a professores que exercem atividades docentes online em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, no Brasil e em Portugal, por representarem os países lusófonos com maior relevância internacional no domínio da oferta neste contexto. O estudo envolveu uma amostra aleatória simples, não probabilística, composta por 277 docentes universitários, dos quais 236 do Brasil e 41 de Portugal. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e testes paramétricos para avaliar as diferenças entre as percepções docentes das duas nacionalidades. Os resultados mostram que estes docentes apresentam autopercepções favoráveis relativamente aos seus conhecimentos de conteúdo, pedagógico, tecnológico e em relação às competências transversais associadas à educação online. Demonstram, contudo, dificuldade em integrar efetivamente os seus diferentes saberes (cientifico e pedagógico) com a tecnologia em suas práticas pedagógicas. As diferenças encontradas entre os países não foram estatisticamente significativas. Detecta-se a necessidade de se investir na formação docente, especialmente, na área das tecnologias e da sua integração com os conhecimentos pedagógicos e de conteúdo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia de Freitas Vieira, Universidade Aberta (UAb)

Laboratório de Educação a Distância e eLearning - Le@D

Investigadora integrada UID/FCT no. 4372 

Neuza Sofia Guerreiro Pedro, Universidade de Lisboa

Professora Auxiliar do Instituto de Educação-Universidade de Lisboa. Coordenadora do Programa de E-learning da Universidade de Lisboa.

Referências

ALI, Radwan; WRIGHT, James. Examination of the QM Process: Making a Case for Transformative Professional Development Model. International Journal on E-Learning, v. 16, n. 4, p. 329-347, 2017. Disponível em: https://www.learntechlib.org/primary/p/151548/. Acesso em: 22 out. 2020.

ALMEIDA, Beatriz Oliveira; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, v. 12, n. 28, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10282. Acesso em: 24 out. 2020.

AMORIM, Ana Paula. Apontamentos de estatística aplicada à Psicologia II. 2019.

BARDY, Lívia Raposo. Formação docente na modalidade a distância para ações inovadoras na educação superior. 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/153780. Acesso em: 22 out. 2020.

BRASIL. Sistema e-mec - Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados, 2020. Disponível em: http://emec.mec.gov.br. Acesso em: 30 jan. 2020.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e terra, 2005.

CHING, Yu-Hui; HSU, Yu-Chang; BALDWIN, Sally. Becoming an online teacher: An analysis of prospective online instructors’ reflections. Journal of Interactive Learning Research, v. 29, n. 2, p. 145-168, 2018. Disponível em: https://www.learntechlib.org/primary/p/181339/. Acesso em: 22 out. 2019.

CONRADS, Johannes; RASMUSSEN, Morten; WINTERS, Niall; GENIET, Anne; LANGER, Laurentz. Digital education policies in Europe and beyond: Key design principles for more effective policies. Redecker, C., P. Kampylis, M. Bacigalupo, Y. Punie (ed.), EUR 29000 EN, Publications Office of the European Union, Joint Research Centre,Luxembourg, 2017.

DAVIDSON, Phillip. Future Online Faculty Competencies: Student Perspectives. International Journal on E-Learning, v. 18, n. 3, p. 233-250, 2019. Disponível em: https://www.learntechlib.org/primary/p/150552/. Acesso em: 22 out. 2019.

ESPINOZA, Benjamin D.; NEAL, Makena. Incorporating Contextual Knowledge in Faculty Professional Development for Online Teaching. Journal on Centers for Teaching and Learning, v. 10, 2018.Disponível em: https://openjournal.lib.miamioh.edu/index.php/jctl/article/view/196. Acesso em: 23 out. 2019.

FARMER, Heather; RAMSDALE, Jennifer. Teaching competencies for the online environment. Canadian Journal of Learning and Technology/La revue canadienne de l’apprentissageet de la technologie, v. 42, n. 3, 2016. Disponível em: https://www.learntechlib.org/p/178060/. Acesso em: 19 out. 2019.

GHOMI, Mina; REDECKER, Christine. Digital Competence of Educators (DigCompEdu): Development and Evaluation of a Self-assessment Instrument for Teachers' Digital Competence. In: CSEDU (1). 2019. p. 541-548.

GONZÁLEZ-SANMAMED, Mercedes; MUÑOZ-CARRIL, Pablo César; SANGRÀ, Albert. Level of proficiency and professional development needs in peripheral online teaching roles. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, 15(6), 2014.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2018. Brasilia: 2018.

KOEHLER, Matthew J.; MISHRA, Punya; YAHYA, Kurnia. Tracing the development of teacher knowledge in a design seminar: Integrating content, pedagogy and technology. Computers & Education, v. 49, n. 3, p. 740-762, 2007.

KOEHLER, Matthew; J; MISHRA, Punya. Introducing Technological Pedagogical Knowledge. In AACTE (Eds.).The handbook of technological pedagogical content knowledge for educators, p. 3-29, 2008.

KOEHLER, Matthew; MISHRA, Punya. What is technological pedagogical content knowledge (TPACK)? Contemporary issues in technology and teacher education, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009. Disponível em: https://www.learntechlib.org/primary/p/29544/. Acesso em: 19 mai. 2020.

KOEHLER, Matthew J.; MISHRA, Punya; CAIN, William. What is technological pedagogical content knowledge (TPACK)? Journal of Education, v. 193, n. 3, p. 13-19, 2013. Disponível em: https://www.learntechlib.org/p/159628/. Acesso: 19 mai. 2020.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LUCAS, Margarida; MOREIRA, António. DigCompEdu: quadro europeu de competência digital para educadores. Aveiro: UA, 2018.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. Summus editorial, 2003.

MAYERS, Andrew. Introduction to statistics and SPSS in psychology. Londres: Pearson Higher Education, 2013.

MILL, Daniel; CARMO, Hermano. Análise das dificuldades de educadores e gestores da educação a distância virtual no Brasil e em Portugal. SIED: EnPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2012. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/sied/article/view/158. Acesso em: 12 ago. 2015.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers college record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006. Disponível em: https://www.learntechlib.org/p/99246/. Acesso em: 19 mai. 2020.

MOREIRA, José António; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020.

PAIVA, Kely César Martins; BARROS, Valéria Rezende; MENDONÇA, José Ricardo Costa; SANTOS, Andreia Oliveira; DUTRA, Michelle Regina Santana. Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira. Tourism & Management Studies, v. 10, n. ESPECIAL, p. 121-128, 2014.

PEDRO, Ana; MATOS, João Filipe. Competências dos professores para o século XXI: Uma abordagem metodológica mista de investigação. Revista e-Curriculum, v. 17, n. 2, p. 344-364, 2019. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 26 set. 2019.

REDECKER, Christine. European framework for the digital competence of educators: DigCompEdu. Joint Research Centre (Seville site), 2017.

REIMERS, Fernando; SCHLEICHER, Andreas; SAAVEDRA, Jaime; TUOMINEN, Saku. Supporting the continuation of teaching and learning during the COVID-19 Pandemic. OECD, v. 1, n. 1, p. 1-38, 2020. Disponível em: https://www.oecd.org/education/Supporting-the-continuation-of-teaching-and-learning-during-the-COVID-19-pandemic.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.

SANTANA FILHO, Manoel Martins. Educação geográfica, docência e o contexto da pandemia COVID-19. Revista Tamoios, v. 16, n. 1, 2020.

SILVA, Marco; CILENTO, Sheilane Avellar. Formação de professores para docência online: considerações sobre um estudo de caso. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 23, n. 42, 2014.

SILVA, Ana Luiza Gonçalves Da; DALMAU, Marcos Baptista Lopez; AMORIM, Sirlene Silveira. Competência docente no ensino superior: especificidades requeridas na educação à distância, 2011.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard educational review, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987.

UNESCO. COVID-19 impact on education. 2020a. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 08 set. 2020.

UNESCO. Policy Brief: Education during COVID-19 and beyond. 2020b. Disponível em: https://www.un.org/development/desa/dspd/wp-content/uploads/sites/22/2020/08/ sg_policy_brief_covid-19_and_education_august_2020.pdf. Acesso em: 08 set. 2020.

UNESCO. International Commission on the Futures of Education, Education in a post COVID-19 world: Nine ideas for action, 2020c. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373717/PDF/373717eng.pdf.multi. Acesso em: 08 set. 2020.

VASCONCELOS SOARES, Lucas; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, v. 12, n. 28, p. 19-41, 2020.

VIEIRA, Márcia de Freitas. Desafios na Educação a Distância no Brasil: um olhar dos envolvidos no processo. In: Digital Technologies & Future School. Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016-Artigos Selecionados. Universidade de Lisboa. Instituto de Educação, 2016. p. 928-938.

VIEIRA, Márcia de Freitas. Gestão de EaD no contexto dos Polos de Apoio Presencial: Proximidades e diferenças entre a Universidade Aberta do Brasil e as Instituições universitárias privadas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Aberta, 2018.

Downloads

Publicado

30-11-2021

Como Citar

DE FREITAS VIEIRA, M. .; SOFIA GUERREIRO PEDRO, N. . Docência online, um novo desafio na contemporaneidade: competências de docentes universitários de Portugal e Brasil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 15, p. e4974049, 2021. DOI: 10.14244/198271994974. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4974. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Práticas educativas emergentes: desafios na contemporaneidade
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-01-11
##plugins.generic.dates.published## 2021-11-30