Alunos com deficiência física no ensino médio: análise da acessibilidade em uma escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994966

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Alunos com deficiência física, Acessibilidade física.

Resumo

A seguinte investigação apresentou como objetivo analisar as condições de acessibilidade físico-arquitetônicas de uma escola estadual de ensino médio, em um município do interior do estado do Pará, para alunos com deficiência física ou com mobilidade reduzida. Sua execução se deu com base na análise dos fatores que dificultam a eficiência e eficácia da acessibilidade física, para o atendimento e inclusão desse crescente público de alunos. Nesse sentido, foram descritos e analisados os principais obstáculos que podem comprometer e, por consequência, pôr em risco a adequada inclusão dentro do contexto escolar. Para atingir os objetivos propostos optou-se pela realização de um estudo descritivo, realizado a partir do método de pesquisa qualitativo. Para coleta de dados foram utilizados, além de um Protocolo de Avaliação de Acessibilidade em Escolas, entrevistas semiestruturadas e um diário de campo do pesquisador. A análise dos dados advindos das entrevistas permitiu estabelecer as categorias e subcategorias de análise, necessárias para definir as características e o nível de acessibilidade das escolas investigadas. Foram analisadas também as dificuldades para o uso de equipamentos e mobiliários do ambiente escolar, por alunos com deficiência física ou com mobilidade reduzida. Já a aplicação do protocolo permitiu estabelecer tecnicamente, com base nas atuais normas, o nível de acessibilidade físico-arquitetônica de escola. Como conclusão, o estudo demonstrou que a escola estudada não apresenta estrutura físico-arquitetônica, de equipamento e mobiliários adequada dentro das recomendações e exigências prescritas em normas técnicas vigentes e na legislação mais recente sobre acessibilidade.

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Biografia do Autor

Eli Carlos de Sousa Alencar, Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA)

Mestre em Educação pela Universidad de la Empresa/Montevideo/Uruguay e professor de Geografia do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Pará (SEDUC/PA).

Débora Deliberato , Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisadora do CNPq. Livre-docente em Comunicação Aumentativa e Alternativa.

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Publicado

31.05.2024

Como Citar

ALENCAR, Eli Carlos de Sousa; DELIBERATO , Débora. Alunos com deficiência física no ensino médio: análise da acessibilidade em uma escola pública. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e4966024, 2024. DOI: 10.14244/198271994966. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4966. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

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