O impacto das tecnologias digitais na formação inicial de professores sobre as suas práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994857

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Práticas pedagógicas, Tecnologias digitais.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as pesquisas desenvolvidas em âmbito nacional e internacional acerca do impacto da integração das tecnologias digitais na formação inicial de professores sobre suas práticas pedagógicas. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura com o intuito de fazer um levantamento de experiências realizadas nos últimos 10 anos, a fim de evidenciar seus principais resultados, contribuindo com novas pesquisas no âmbito da formação inicial de professores para a integração das tecnologias digitais. Os resultados foram apresentados e categorizados neste trabalho evidenciando três categorias de análise: a) revisões de literatura e de programas educacionais no campo da formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais; b) experiências e práticas no campo da formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais e c) formação inicial de professores com ênfase em competências digitais. Ilustra-se neste estudo, práticas, desafios, indicações e recomendações ao campo de estudo, apontando que a reflexão a cerca de um currículo de formação ancorado em diretrizes de competências digitais pode ser um caminho viável para o impacto positivo da inserção das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas dos professores e que as experiências prévias que indicam níveis de competências digitais precisam ser valorizadas e trabalhadas na formação de professores para qualificar a sua transposição de um uso vinculado ao entretenimento ou pessoal para um contexto formal de educação que pressupõe uma intencionalidade e claros objetivos de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Gleice Assunção da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Doutora em Educação. Pedagoga no Instituto Federal de Santa Catarina. Membro atuante no Grupo de Pesquisa Edumídia (UFSC) e no Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Intersetorialidade nas Políticas Públicas (Fundação Oswaldo Cruz). 

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

19-05-2023

Como Citar

SILVA, G. A. da; RAMOS, D. K. O impacto das tecnologias digitais na formação inicial de professores sobre as suas práticas pedagógicas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e4857035, 2023. DOI: 10.14244/198271994857. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4857. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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