Concepção de conhecimento com base em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994644

Palavras-chave:

Concepção de conhecimento, Teoria histórico-cultural, Ensino desenvolvimental.

Resumo

Na Teoria Histórico-Cultural e na Teoria do Ensino Desenvolvimental atribui-se grande valor à aprendizagem de conceitos científicos no desenvolvimento dos sujeitos. No entanto, sem a compreensão das razões desse valor, a educação escolar, que se pauta nos pressupostos dessas teorias, pode se limitar ao aspecto mais aparente do ensino desses conceitos e não extrair deles o potencial formativo anunciado. Por essa razão, este artigo expõe o resultado de uma investigação que buscou, na origem histórica dessas teorias, o motivo da ênfase conferida aos conceitos científicos. Identificou-se que o motivo dessa valorização está na perspectiva da formação integral assumida por essas teorias e na concepção de conhecimento própria da lógica materialista dialética, nas quais elas se fundamentam. O ato de conhecimento, de acordo com essa lógica, envolve a abstração, generalização, análise e síntese como processos do pensamento. Assim, conhecer não se restringe à verbalização do conteúdo, mas a unidade do pensamento e da palavra, o que resulta no desenvolvimento do psiquismo humano. Os conceitos científicos estão vinculados a um tipo de pensamento específico, o pensamento teórico, que é desenvolvido por meio da aprendizagem desses conceitos articulados aos processos de pensamento que lhes são próprios. Conclui-se que no campo pedagógico, a valorização do ensino de conceitos científicos deve ser acompanhada de uma visão geral da teoria, o que permite ao professor redimensionar o modo de pensar e atuar com os conceitos nas situações de ensino, aproximando a aprendizagem dos estudantes ao potencial formativo exposto teoricamente.

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Biografia do Autor

Maria Sandreana Salvador da Silva Lizzi, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013), possui graduação em História pela Universidade Paranaense (2002) e graduação em Pedagogia pela Unicesumar (2017). É professora titular do Curso de Pedagogia do Instituto Federal do Paraná (IFPR/Campus de Pitanga). Integrante do Grupo de Pesquisa GEPAE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade de Ensino.

Marta Sueli de Faria Sforni, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1996), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2003) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2014). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá e membro do corpo docente do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

22-12-2023

Como Citar

LIZZI, M. S. S. da S. .; SFORNI, M. S. de F. . Concepção de conhecimento com base em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e4644106, 2023. DOI: 10.14244/198271994644. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4644. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

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