Televisão e princípios dos direitos humanos: uma análise de conteúdo dos telejornais da TV aberta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994336

Palavras-chave:

Direitos humanos, Telejornais, Análise de conteúdo, Educação informal.

Resumo

O Brasil assume o compromisso com a Educação em Direitos Humanos, expresso por meio de planos e diretrizes, que reconhecem a importância da mídia para este tipo de educação. Destacando a importância dos telejornais, que são responsáveis por criar uma hiper-realidade e levar fatos considerados verdadeiros para os telespectadores, o presente estudo problematiza “Como os Direitos Humanos são abordados em telejornais das televisões abertas do Brasil?” A metodologia utilizada tomou como objeto, durante seis meses, 60 edições de telejornais de cinco emissoras de televisão abertas do Brasil: Jornal Nacional (Rede Globo), SBT Brasil (SBT), Jornal da Record (Record), Jornal da Cultura (TV Cultura) e Brasil Urgente (Band). Trata-se de uma pesquisa documental que utiliza a análise de conteúdo para sistematizar os dados. No total, foram analisadas 402 matérias, sendo que apenas 1,5% das notícias mencionaram o termo “Direitos Humanos” (DH). Buscou-se também a frequência de menção aos princípios que sustentam os DH (igualdade, liberdade, fraternidade, solidariedade, dignidade, diversidade, democracia e laicidade), que chegou a 5,7% do total de matérias. Mesmo em matérias que envolvem direitos, estes não são associados ao conjunto dos Direitos Humanos. Entende-se que a não menção a estes direitos contribui para a ignorância e a manutenção dos preconceitos existentes no Brasil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flaviana de Freitas Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Coordenadora e docente do curso de Direito da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago) e professora substituta no Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São José do Rio Preto. Doutoranda em Educação e mestra em Ensino e Processos Formativos pela Unesp. Vice-líder do grupo de pesquisa CNPq Direitos Humanos, Educação e Diversidades. Possui graduação em Direito e em Comunicação Social - Jornalismo.

Ana Maria Klein, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São José do Rio Preto. Assessora técnica da Coordenadoria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da Unesp. É pedagoga, cientista social, mestra e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do grupo de pesquisa CNPq Direitos Humanos, Educação e Diversidades.

Referências

APPOLINÁRIO, Fabio. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo, Atlas, 2009.

BARBOSA, Rogério. Datena e Band são condenados a indenizar em R$ 100 mil homem confundido com tarado. UOL, 19 de outubro de 2012. Disponível em: https://televisao.uol.com.br/noticias/redacao/2012/10/19/datena-e-band-sao-condenados-a-indenizar-em-r-100-mil-homem-confundido-com-tarado.htm. Acesso em: 20 jan. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BECKER, Beatriz. A linguagem do telejornal: um estudo da cobertura dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, 2004.

BRASIL. Ministério de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Resolução CNE/CP n. 1/2012. Diário Oficial da União, Brasília, 31 de maio de 2012, Seção 1.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). 2. ed. rev. e atual. Brasília: SDH/PR, 2010.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. Disponível em: https://www.portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2009-pdf/2191-plano-nacional-pdf. Acesso em: 23 ago. 2017.

CAMINO, Cleonice et al. A transmissão de valores morais em personagens de TV. Psicologia: Reflex. Críticas. Porto Alegre, v. 7, n.1, p. 29-46, jan./jun. 1994.

CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.

COUTINHO, Iluska; MARTINS, Simone. Identidade no telejornalismo local: a construção de laços de pertencimento entre a TV Alterosa Juiz de Fora e o seu público. Colóquio Internacional Televisão e Realidade. In: Anais […] Salvador, 2008. Disponível em: http://www.tverealidade.facom.ufba.br/coloquio%20textos/Simone%20Martins%20e%20Iluska%20Coutinho.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.

CRUZ, Fábio Souza; MOURA, Marcelo Oliveira. Os Direitos Humanos como produto: reflexões sobre a informação e a cultura da mídia. Sequência. Florianópolis, n. 65, p. 79-102, dez 2012.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos: Histórico, Conceito e Classificação. [1996]. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/dalmodallari/dallari_dh_historico_conceito_classificacao.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.

FONSECA JÚNIOR, Wilson Corrêa. Análise de conteúdo. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008. p. 280-304.

GAMBA, Karla. Datena e Bandeirantes terão de indenizar padaria de MG por associá-la ao tráfico. JOTA, 20 de junho de 2019. Disponível em: https://www.jota.info/paywall?redirect_to=//www.jota.info/coberturas-especiais/liberdade-de-expressao/datena-bandeirantes-indenizar-padaria-20062019. Acesso em: 20 jan. 2020.

GARCEZ, Gabriela Soldano; OLIVEIRA, Meilyng Leone. Direitos Humanos: a responsabilidade da mídia em informar para a educação intercultural. Leopoldianum. Santos, v. 41, n. 113-5, p. 7-20, 2015.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

KRIPPENDORFF, Klaus. Metodologia de análisis de contenido. Barcelona: Paidós, 1990.

MELO, José Marques de; ASSIS, Francisco de. Gêneros jornalísticos no Brasil. São Bernardo do Campo: Umesp, 2010.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. MPF representa contra repórter do Programa Brasil Urgente por indícios de violação de direitos constitucionais de um entrevistado. [2012]. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/ba/migracao/noticias-migradas-por-pastas/direitos-do-cidadao/mpf-representa-contra-reporter-do-programa-brasil. Acesso em: 20 jan. 2020.

NERY, Vanda Cunha Albieri; TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa. Para entender as Teorias da Comunicação. 2. ed. Uberlândia: Asppectus, 2009.

RAMALHO, Marina et al. Ciência em telejornais: uma proposta de ferramenta para análise de conteúdo de notícias científicas. In: MASSARANI, L.; RAMALHO, M. (ed.). Monitoramento e capacitação em jornalismo científico: a experiência de uma rede ibero-americana. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2012. p. 11-24.

SILVA, Cristina; FONSECA, Estela; LOURENCO, Orlando. Valores morais em Televisão: análise de uma série televisiva de grande audiência. Aná. Psicológica. Lisboa, v. 20, n. 4, p. 541-553, nov. 2002.

STEMPEL, Guido; WESTLEY, Bruce (ed.). Research methods in mass communication. Englewood Cliffs: Prentice Hall. 1989.

TRILLA, Jaume ; GHANEM, Elie ; Educação formal e não formal: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2008.

VARJÃO, Suzana. Violações de direitos na mídia brasileira. Volume III. Brasília: ANDI, 2016. Disponível em: http://www.andi.org.br/publicacao/guia-de-monitoramento-violacoes-de-direitos-na-midia-brasileira-iii-0. Acesso em: 31 ago. 2017.

VIZEU, Alfredo. Violações de direitos na mídia brasileiralado oculto do telejornalismo. Florianópolis: Calandra, 2005.

WOLTON, Dominique. Pensar a Comunicação. Brasília: UnB, 2004.

Downloads

Publicado

31-05-2024

Como Citar

OLIVEIRA, F. de F.; KLEIN, A. M. Televisão e princípios dos direitos humanos: uma análise de conteúdo dos telejornais da TV aberta. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e4336021, 2024. DOI: 10.14244/198271994336. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4336. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2020-04-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-12-22
##plugins.generic.dates.published## 2024-05-31