Televisão e princípios dos direitos humanos: uma análise de conteúdo dos telejornais da TV aberta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994336

Palavras-chave:

Direitos humanos, Telejornais, Análise de conteúdo, Educação informal.

Resumo

O Brasil assume o compromisso com a Educação em Direitos Humanos, expresso por meio de planos e diretrizes, que reconhecem a importância da mídia para este tipo de educação. Destacando a importância dos telejornais, que são responsáveis por criar uma hiper-realidade e levar fatos considerados verdadeiros para os telespectadores, o presente estudo problematiza “Como os Direitos Humanos são abordados em telejornais das televisões abertas do Brasil?” A metodologia utilizada tomou como objeto, durante seis meses, 60 edições de telejornais de cinco emissoras de televisão abertas do Brasil: Jornal Nacional (Rede Globo), SBT Brasil (SBT), Jornal da Record (Record), Jornal da Cultura (TV Cultura) e Brasil Urgente (Band). Trata-se de uma pesquisa documental que utiliza a análise de conteúdo para sistematizar os dados. No total, foram analisadas 402 matérias, sendo que apenas 1,5% das notícias mencionaram o termo “Direitos Humanos” (DH). Buscou-se também a frequência de menção aos princípios que sustentam os DH (igualdade, liberdade, fraternidade, solidariedade, dignidade, diversidade, democracia e laicidade), que chegou a 5,7% do total de matérias. Mesmo em matérias que envolvem direitos, estes não são associados ao conjunto dos Direitos Humanos. Entende-se que a não menção a estes direitos contribui para a ignorância e a manutenção dos preconceitos existentes no Brasil.

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Biografia do Autor

Flaviana de Freitas Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Coordenadora e docente do curso de Direito da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago) e professora substituta no Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São José do Rio Preto. Doutoranda em Educação e mestra em Ensino e Processos Formativos pela Unesp. Vice-líder do grupo de pesquisa CNPq Direitos Humanos, Educação e Diversidades. Possui graduação em Direito e em Comunicação Social - Jornalismo.

Ana Maria Klein, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São José do Rio Preto. Assessora técnica da Coordenadoria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da Unesp. É pedagoga, cientista social, mestra e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do grupo de pesquisa CNPq Direitos Humanos, Educação e Diversidades.

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Publicado

31.05.2024

Como Citar

OLIVEIRA, Flaviana de Freitas; KLEIN, Ana Maria. Televisão e princípios dos direitos humanos: uma análise de conteúdo dos telejornais da TV aberta. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e4336021, 2024. DOI: 10.14244/198271994336. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4336. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

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