Potencialidades da ferramenta Google My Maps para o ensino de geografia em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993776

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Tecnologias digitais, Práticas Pedagógicas.

Resumo

Esse artigo é um desdobramento de uma pesquisa de doutorado sobre a temática tecnologias digitais, concentrada na utilização da ferramenta Google My Maps no ensino de Geografia que se efetivou em uma prática que teve como foco a construção de mapas sobre a cartografia de Portugal, concebida numa perspectiva de investigação qualitativa de natureza colaborativa, envolvendo vinte e oitos estudantes do ensino secundário de uma escola pública de Carcavelos – Portugal, em 2018. Em linhas gerais, a organização desta prática indicou que esta ferramenta tem um bom potencial didático e apresenta versatilidade de uso para desenvolver as noções principais da cartografia escolar e conteúdos sobre a Geografia de Portugal. Ademais, ficou evidenciada a importância do uso das tecnologias no contexto escolar que potencializa o uso de novas linguagens e abordagens para ensinar e aprender Geografia.

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Biografia do Autor

Luiz Martins Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Licenciado em Geografia pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Mestre em Geografia
pela Universidade Federal de Santa Catarina - (UFSC) e doutorando pela Universidade do Estado de
Santa Catarina - (UDESC), Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, Brasil,

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
(UNIJUI), Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo – (UPF), Doutora em Geografia pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – (UFRGS). Professora - Departamento de Geografia da
Universidade do Estado de Santa Catarina - (UDESC), Itacorubi, Florianópolis – Santa Catarina – Brasil

Marcia Vidal Candido Frozza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Letras, Português e Literaturas vernáculas; Mestre em Literatura Brasileira; Professora da Rede de Escolas da Comunidade - CNEC; Pesquisadora voluntária do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Geografia - LEPEGEO - da Universidade do Estado de Santa Catarina

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Publicado

15-01-2020

Como Citar

MARTINS JUNIOR, L.; MARTINS, R. E. M. W.; FROZZA, M. V. C. Potencialidades da ferramenta Google My Maps para o ensino de geografia em Portugal. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3776013, 2020. DOI: 10.14244/198271993776. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3776. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação e Mídias Digitais
##plugins.generic.dates.received## 2019-10-15
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-12-09
##plugins.generic.dates.published## 2020-01-15