Hierarquia social dos objetos: o capital científico das tecnologias digitais de informação e comunicação no campo da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993756

Palavras-chave:

Educação, Sociologia da ciência, Produção científica, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Resumo

Esta investigação faz testes empíricos de um conceito de Bourdieu para a sociologia da ciência: a Hierarquia Social dos Objetos. Olhando para o campo específico da Educação, a investigação procurou mensurar a posição das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) dentro desta hierarquia. Para tanto, foram coletados metadados de teses defendidas em Programas de pós-graduação em Educação no Brasil com nota cinco e superior entre os anos de 1996 e 2016. Os dados indicaram a produção por IES e geograficamente bem como as palavras-chave foram analisadas em rede e indicadores de centralidade e densidade foram utilizados para mapear a hierarquia dos objetos e, por consequência, a distribuição de capital científico entre eles no campo. Os testes empíricos mostraram que as TDIC e também a EaD, por ter necessariamente mediação por uma tecnologia, têm relevância dentro do campo enquanto concentração de capital simbólico. As análises mostraram que a Hierarquia formada pelo recorte de Tecnologias chegava a ser mais densa que a rede total e que havia um peso considerável para a modalidade a distância. Sobre a hierarquia de objetos no subcampo EaD, observou-se uma certa autonomia em relação ao campo completo, pois seus objetos se voltavam a assuntos mais caros à modalidade relacionados ao aluno. Por fim, foram confrontadas afirmações de outras investigações sobre EaD com os dados da investigação que mostraram algumas divergências quantitativas, mas convergências qualitativas enfatizando as mesmas tendências observadas e corroborando as análises desta investigação.

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Biografia do Autor

André Garcia Corrêa, Universidade Federal de São Carlos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Carlos

Licenciado em Música pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Na performance musical atua como Clarinetista. Primeiro Clarinete e clarinetista solo da Orquestra Experimental da UFSCar entre 2006 e 2014 voltando à formação da orquestra em 2018. Membro do Quarteto de Clarinetas Sopra-4 entre 2009 e 2014. Solista do Regional de Samba e Choro Na Pindaíba em São Carlos - SP. Mestre e Doutor em PPGE - UFScar. Já atuou na área de Educação Musical como tutor virtual no curso de Licenciatura em Educação Musical UAB-UFSCar, Supervisor de tutoria virtual e ministrou também disciplinas como professor. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus São Carlos. Pesquisa sobre formação de professores, sociologia da ciência e distribuição do capital científico tendo como objeto as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação dentro do campo científico da Educação.

Daniel Ribeiro Silva Mill, Universidade Federal de São Carlos

Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha como Docente e Gestor de Educação a Distância (EaD). Doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal. É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. É Líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens) e, como pesquisador, tem interesse particular pela interseção das temáticas: Trabalho Docente, Tecnologias, Linguagens, Cognição e Educação a Distância.

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Publicado

28-07-2020

Como Citar

CORRÊA, A. G.; MILL, D. R. S. Hierarquia social dos objetos: o capital científico das tecnologias digitais de informação e comunicação no campo da educação. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3756106, 2020. DOI: 10.14244/198271993756. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3756. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

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