Tecnologias Digitais no contexto escolar: Um estudo bibliométrico sobre seus usos, suas potencialidades e fragilidades

Autores

  • Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva Lopes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Maria Iolanda Monteiro Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Daniel Ribeiro Silva Mill Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199658

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199658


Quando se pretende que a criticidade perpasse o uso dos novos artefatos telemáticos, é necessário compreendê-los em sua completude política e não apenas em seus aspectos técnicos. Este artigo busca investigar, por meio do estudo bibliométrico, a importância dada à relação entre tecnologias digitais em sala de aula na última década, mais precisamente de 2000 a 2012, com base em pesquisas acadêmicas de doutoramento de oito renomados programas de Pós-Graduação em Educação brasileiros. Por meio da criação de três eixos temáticos, com foco pormenorizado em um deles, tem-se como intento compreender se houve avanços, retrocessos ou mudança de paradigmas, adotando-se o argumento de que uma tecnologia digital não é por si só boa ou ruim, visto que tal adjetivação dependerá do uso que se fará dessa tecnologia. Chega-se, ao final desta pesquisa, a considerações que permitem afirmar que a criticidade com relação aos usos que se pode fazer das tecnologias digitais em sala de aula é notada em todas as teses analisadas, destacando-se a preocupação com o diálogo entre estudantes, professores e essas novas ferramentas. Em suma, ao menos nas pesquisas acadêmicas, tem-se uma visão positiva da inserção das TDIC nas escolas brasileiras, mas sempre com cautela para que as tecnologias não se tornem meros fins em si mesmas.

Palavras-chave: Educação, Tecnologia Digital, Escola de Educação Básica.

 

 

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Biografia do Autor

Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva Lopes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Pedagoga formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. Bolsista FAPESP e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa “Teoria Crítica e Educação” (sede UFSCar).

Maria Iolanda Monteiro, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora Adjunta do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Daniel Ribeiro Silva Mill, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor adjunto e gestor EaD-UFSCar, Doutor em Educação e Pós-Doutor em Gestão Estratégica da Educação a Distância, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação a Distância (GEPEaD-UFSCar), membro do PPGE e do PPCTS.

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Publicado

20-08-2014

Como Citar

LOPES, A. H. R. G. de P.; MONTEIRO, M. I.; MILL, D. R. S. Tecnologias Digitais no contexto escolar: Um estudo bibliométrico sobre seus usos, suas potencialidades e fragilidades. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 30–43, 2014. DOI: 10.14244/19827199658. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/658. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-11
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-10-24
##plugins.generic.dates.published## 2014-08-20