Uso dos softwares de autoria na elaboração de recursos didáticos para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993750

Palavras-chave:

Softwares de autoria, Formação de professores, Análise textual discursiva.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com um grupo de estudantes de Pedagogia em uma instituição privada de ensino superior do Rio Grande do Sul, fazendo o uso do software de autoria Hot Potatoes visando ao desenvolvimento de materiais didáticos. A fundamentação teórica baseou-se em apontar as funcionalidades, vantagens, desvantagens e contribuições do software como tecnologia para formação docente. O objetivo da pesquisa foi verificar as contribuições (vantagens e desvantagens) do uso do software de autoria Hot Potatoes no desenvolvimento de atividades relacionadas à alfabetização matemática para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na percepção dos universitários. A investigação de cunho qualitativo e do tipo exploratória contou com a participação de 22 colaboradores que estavam cursando a disciplina de Metodologia de Ensino da EJA. Realizou-se uma oficina para apresentação das funcionalidades do software e para desenvolvimento de atividades com os participantes, a partir do uso de roteiros elaborados pelos pesquisadores. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário com questões fechadas para traçar o perfil dos participantes e questões abertas para captar as suas percepções com relação ao software. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD). Concluiu-se que o uso do referido software apresenta vantagens, desvantagens e aspectos didáticos a serem considerados acerca de sua utilização.

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Biografia do Autor

João Francisco Staffa da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) . Especialista em Docência no Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Informática Instrumerntal (UFRGS). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atua como professor de Matemática na Prefeitura Municipal de Porto Alegre nas sérias finais do Ensino Fundamental.

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Primeiro Grau pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), graduação em Licenciatura Em Ciências Habilitação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com atividades docentes no Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades. É professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Escola de Humanidades) e em Educação em Ciências e Matemática (Escola de Ciências).

Emanuella Silveira Vasconcelos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima - UERR (2017), Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2012) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2009). Atualmente é professora efetiva da UFRR, atuando na Educação Básica do Colégio de Aplicação - CAp/UFRR. Atuou em classes de Educação Infantil (2005 à 2013) na rede pública e na rede privada de educação, no Ensino Fundamental ( 2009-2013), na graduação ( 2011-2012) e na pós-graduação (2014). É membro ativo dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Educação (GEPINTE/CNPQ); Dídática, possibilidades metodológicas e práticas em Educação (UFRR/CNPQ); Didática da Resolução de Problemas em Ciências e Matemática (UFRR/CNPQ). Pesquisa atualmente temas referente a processos de ensino-aprendizagem , Alfabetização Científica e Formação de professores.

Adriano Rodrigo Debus, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduado em Administração - Hab.: Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010); especialista com MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012) e Mestre em Design Estratégico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016). Atualmente é Analista Acadêmico Sênior na Unidade Acadêmica de Graduação no Campus de São Leopoldo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, atuando na gestão orçamentária dos cursos de graduação. Atuou como tutor no ensino à distância nos cursos Ciências Contábeis, Processos Gerenciais e Gestão Comercial na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014) e como professor no curso de MBA em Marketing em Vendas na modalidade EAD (2016) e disciplina de jogos de empresas do módulo articulador dos cursos de MBA presencial (2017). Em 2017, iniciou como Tutor (Bolsista UAB) no curso de Especialização em Informática Instrumental na UFRGS - CINTED. Em 2018, atuou como professor visitante no SENAC com a disciplina "Planejamento e Gestão Estratégica" nos cursos de especialização. Sócio proprietário CFO da empresa LLEVO Tecnologia do Brasil (2019).

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Publicado

03-03-2020

Como Citar

COSTA, J. F. S. da; LIMA, V. M. do R.; VASCONCELOS, E. S.; DEBUS, A. R. Uso dos softwares de autoria na elaboração de recursos didáticos para a formação de professores. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3750068, 2020. DOI: 10.14244/198271993750. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3750. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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