Auguste Comte e o projeto educacional burguês

Autores

  • Ana Paula Aires Rodrigues Universidade Estadual de Maringá-UEM
  • Daniela Azarias Ferreira da Silva Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Marco Antônio de Oliveira Gomes Universidade Estadual de Maringá-UEM
  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá-UEM

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993382

Palavras-chave:

Auguste Comte, Positivismo, Educação.

Resumo

O arcabouço teórico elaborado por Auguste Comte apresenta uma natureza fundamentalmente pedagógica, visto que pressupõe a “regeneração” da humanidade. Assim, este artigo tem como propósito apresentar uma análise acerca da compreensão comteana sobre a sociedade moderna, bem como dos postulados que fundamentaram o positivismo diante de um cenário marcado por profundas transformações e convulsões sociais. Para alcançar os objetivos propostos, faz-se uma abordagem inicial contextualizando sua produção no cenário político, social e econômico da Europa da primeira metade do século XIX. Em seguida, são apresentadas as propostas conservadoras do autor, que buscava uma solução racional e científica para os problemas da sociedade. Foi abordado o projeto pedagógico de Comte, que atribui à mulher e à família um papel de destaque na nova ordem por ele preconizada e, por fim, o modelo de educação comteano. A metodologia adotada está alicerçada numa pesquisa histórica fundamentada no materialismo histórico e dialético, que compreende a sociedade a partir das condições reais da existência humana, partindo do concreto para o abstrato, ou seja, da realidade para o campo das ideias. A análise histórica nos leva a concluir que, a produção comteana, em seu conjunto, buscou apontar para a necessidade social de uma educação positiva sistemática, com o objetivo de formar o indivíduo como cidadão consciente de seu papel na sociedade e, dessa forma, alcançar o progresso, dentro dos limites da ordem social estabelecida.

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Biografia do Autor

Ana Paula Aires Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá-UEM

Discente de mestrado acadêmico, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), na linha de História e Historiografia da educação. É integrante do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião e Educação na modernidade. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá-UEM (2017). Atua como Pedagoga na Universidade Estadual de Maringá.

Daniela Azarias Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Discente de mestrado acadêmico e bolsista do Programa de Demanda Social - DS/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), na linha de História e Historiografia da educação. É integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares-GEPHEIINSE. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá-UEM (2016).

Marco Antônio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá-UEM

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-2008). Professor adjunto na Universidade Estadual de Maringá, lotado no Departamento de Fundamentos da Educação, membro do corpo docente e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá-UEM

Doutora em Filosofia e História da Educação (1999), pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Professora titular na Universidade Estadual de Maringá-UEM, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação.  Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação-UEM. É líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares-GEPHEIINSE.

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Publicado

26-06-2020

Como Citar

RODRIGUES, A. P. A.; SILVA, D. A. F. da; GOMES, M. A. de O.; MACHADO, M. C. G. Auguste Comte e o projeto educacional burguês. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3382097, 2020. DOI: 10.14244/198271993382. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3382. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

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