Currículo do Ensino de Língua Inglesa e uso de tecnologias digitais previstos na BNCC

Autores

  • Sílvio Ribeiro da Silva Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí
  • Cinthia Alencar Pacheco Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993046

Palavras-chave:

Base Nacional Curricular Comum, Ensino de língua inglesa, Tecnologias digitais.

Resumo

Este artigo propõe uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente na área de Língua Inglesa (LI), no Ensino Fundamental. O objetivo é relacionar as orientações sobre currículo de Inglês com o uso de tecnologias digitais na sala de aula ou fora dela. A escolha desse documento se justifica pelo fato de que atualmente a BNCC compõe a última orientação nacional para as escolas brasileiras sobre conteúdos e competências que devem estar em foco no Ensino Fundamental. A orientação é que as escolas tenham como referência os eixos norteadores constantes na Base e que garantam também conteúdos diversificados, de acordo com a realidade local. A escolha de LI como delimitação do estudo se deu pela mudança no parâmetro de texto da BNCC sobre a Língua Estrangeira, ou Língua Adicional. Os documentos anteriores facultavam às escolas a escolha da língua estrangeira a ser ensinada, porém a Base coloca o Inglês como língua obrigatória. O documento explica que a opção pela LI é por seu papel de língua de comunicação internacional, uma língua franca utilizada por falantes espalhados no mundo inteiro, com diferentes repertórios linguísticos e culturais. O texto discute a importância da presença do contexto na orientação normativa que guiará os currículos de todas as escolas do país, prevendo que o ensino da LI é fundamental e contribui para a formação integral do aluno, tão enfatizada em todo o documento.

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Publicado

01-02-2020

Como Citar

SILVA, S. R. da; PACHECO, C. A. Currículo do Ensino de Língua Inglesa e uso de tecnologias digitais previstos na BNCC. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3046047, 2020. DOI: 10.14244/198271993046. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3046. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

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