Descentramento Cultural na Educação Primária de Angola

Autores

  • Marcelino Mendes Curimenha Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993039

Palavras-chave:

Descentramento, Cultura, Ensino Primário, Angola.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise teórica sobre a emergência da noção de descentramento cultural operado com processo da reforma curricular na educação básica angolana, em que os discursos sobre cultura adquirem certa ruptura e ressignificações. Historicamente, o caminho traçado na construção de Angola privilegiava a invenção de uma cultura homogênea que pretendia eliminar a diferença e o diferente através da unidade étnico-linguístico e da reunião de determinadas características singulares para construção da “grande família nacional”. Os arranjos do sistema educativo seguido pelas produções de conhecimentos nos documentos legais, curriculares e os manuais dos professores, fragmentos estes que servirão como objetos de análise, emergem uma concepção teórica de descontinuidade para pensar a cultura angolana. Agora, os textos curriculares buscam, de forma crítica, contestar o pensamento normatizado como verdade cultural, propondo outros olhares na constituição do sujeito e da sociedade.

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Biografia do Autor

Marcelino Mendes Curimenha, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, UNICAMP, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Diferenciações Socioculturais (GEPEDISC). Linha de Pesquisa: Trabalho e Educação. Mestre em Educação pela UFRGS. Licenciado em Filosofia e Graduado em Gestão Financeira pela ULBRA.

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Publicado

01-02-2020

Como Citar

CURIMENHA, M. M. Descentramento Cultural na Educação Primária de Angola. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e3039046, 2020. DOI: 10.14244/198271993039. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3039. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

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