Estratégias de aprendizagem e variáveis sociodemográficas de professores de licenciaturas

Autores

  • Gisele Fermino Demarque Jeronymo Secretaria Estadual de Educação do Paraná
  • Paula Mariza Zedu Alliprandini Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Educação http://orcid.org/0000-0003-4677-4258

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992911

Palavras-chave:

Psicologia cognitiva, Estratégias de aprendizagem, Formação de professores.

Resumo

Este artigo fundamenta-se na Psicologia Cognitiva/Teoria do Processamento da Informação, com ênfase no estudo de estratégias de aprendizagem utilizadas por professores universitários para aprender. Analisa a frequência do uso de estratégias de aprendizagem de professores de uma universidade do norte do Paraná em função de variáveis sociodemográficas. Participaram da pesquisa 56 professores, sendo 57,14% do sexo feminino e 42,46% do sexo masculino. A coleta de dados foi online, por meio de formulários do Google Drive. Os resultados evidenciaram que grande parte dos professores utilizam com maior frequência as estratégias de Autorregulação Cognitivas e Metacognitivas se comparado as de Autorregulação de Recursos Internos/Contextual e Social. Os participantes do sexo feminino e professores do departamento de Letras Vernáculas apresentaram-se mais estratégicos. Ressalta-se a necessidade de incluir nos cursos de licenciatura os conteúdos sobre estratégias de aprendizagem, a fim de possibilitar aos professores acesso ao conhecimento de novos modelos de ensinar a aprender.

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Biografia do Autor

Gisele Fermino Demarque Jeronymo, Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Professor Pedagogo junto a Rede Estadual de Educação do Paraná, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina

Paula Mariza Zedu Alliprandini, Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Educação

Pós-Doutora em Psicologia pela Cornell University - USA

Mestre e Doutora pela FFCLRP/USP

Departamento de Educação - àrea Psicologia da Educação

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Publicado

15-01-2020

Como Citar

JERONYMO, G. F. D.; ALLIPRANDINI, P. M. Z. Estratégias de aprendizagem e variáveis sociodemográficas de professores de licenciaturas . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2911024, 2020. DOI: 10.14244/198271992911. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2911. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

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