Ensino de psicologia da educação nos cursos de pedagogia: uma análise nas universidades públicas paranaenses

Autores

  • Ana Paula Gonçalves Arantes Gennari Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Norte do Paraná campus de Cornélio Procópio (PPGEN/UENP-CP).
  • Marília Bazan Blanco Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Norte do Paraná campus de Cornélio Procópio (PPGEN/UENP-CP).
  • Roberta Negrão de Araújo Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Norte do Paraná campus de Cornélio Procópio (PPGEN/UENP-CP).

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992855

Palavras-chave:

Pedagogia, Psicologia da educação, Ensino de psicologia.

Resumo

A Psicologia da Educação é uma das disciplinas que auxilia a Pedagogia, uma vez que corresponde a um ramo da Psicologia que discute princípios e teorias psicológicas voltados aos métodos de ensino. Para tanto, compõe a grade curricular do curso de Pedagogia, abordando as inúmeras dimensões do desenvolvimento psicológico bem como do processo de ensino e de aprendizagem, com a finalidade de empregá-los como subsídios necessários à formação de professores e à sua atuação. Diante do exposto, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar os conteúdos abordados nas disciplinas de Psicologia nos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Estaduais do Paraná e a percepção das acadêmicas do curso de Licenciatura em Pedagogia, de uma das universidades pesquisadas, sobre a referida disciplina. Com a análise dos ementários, percebeu-se que não existe um padrão entre as universidades no tocante à carga horária e à nominação das disciplinas, bem como dos conteúdos referentes ao ensino de Psicologia da Educação. A partir dos resultados, identificou-se que as acadêmicas compreendem a importância da disciplina de Psicologia da Educação para a formação docente, ainda que a carga horária seja considerada insuficiente para abarcar as teorias psicológicas relacionadas à Educação; evidenciou-se, ainda, a ausência da articulação entre teoria e prática na disciplina.

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Biografia do Autor

Ana Paula Gonçalves Arantes Gennari, Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Norte do Paraná campus de Cornélio Procópio (PPGEN/UENP-CP).

Professora Pedagoga da Secretaria Estadual de Ensino do Paraná. 

Mestre em Ensino (2017- 2019) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Especialista em Políticas Públicas para Educação (2013-2014) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). E graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia(2012) Tecnologia em Informática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-CP /2008). 

Marília Bazan Blanco, Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Norte do Paraná campus de Cornélio Procópio (PPGEN/UENP-CP).

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2002), Mestrado em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2015). É docente do Centro de Ciências Humanas e da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná- Campus Cornélio Procópio, especialista em Psicopedagogia e Neuropsicologia com interesse nos temas: Psicologia Educacional, Neuropsicologia, Psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento, Dificuldades de aprendizagem, Educação Especial e os Transtornos do Neurodesenvolvimento.

Roberta Negrão de Araújo, Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Norte do Paraná campus de Cornélio Procópio (PPGEN/UENP-CP).

Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Especialização em Orientação e Supervisão. Graduada em Licenciatura em Ciências, com Habilitação em Química. Professora Adjunta A - Universidade Estadual do Norte do Paraná/ Campus Cornélio Procópio. Professora da rede pública estadual - Paraná - Colégio Estadual Monteiro Lobato. 

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Publicado

15-01-2020

Como Citar

GENNARI, A. P. G. A.; BLANCO, M. B.; ARAÚJO, R. N. de. Ensino de psicologia da educação nos cursos de pedagogia: uma análise nas universidades públicas paranaenses. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2855021, 2020. DOI: 10.14244/198271992855. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2855. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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