Fazer filosófico no ensino médio: sentidos e desafios

Autores

  • Francis Silva de Almeida Universidade de Uberaba - UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992685

Palavras-chave:

Ensino da filosofia, Ensino médio, Sentidos, Desafios.

Resumo

Este artigo se insere no âmbito das pesquisas sobre os fundamentos e práticas educacionais e se relaciona com o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado realizada em Uberaba, Minas Gerais. Neste texto, propomos contextualizar e caracterizar os sentidos e os desafios apontados pelos professores de filosofia ao ensino desta disciplina em nível médio. Pautamo-nos em perspectiva qualitativa, tendo em conta o emprego de questionário misto para a produção de dados (GIL, 2010) e a opção pela técnica da análise temática de conteúdo (BARDIN, 2010). Nosso referencial teórico encontra sustentação no entretecimento das ideias de Deleuze (1992, 2006), Deleuze e Guattari (1995, 1997a, 1997b, 2005), Nietzsche (2003) e Foucault (1987, 2006, 2007). Os sentidos e os desafios atribuídos pelos professores pesquisados evidenciam um cenário de complexidade: se de um lado os limites impostos pelos diferentes aspectos burocráticos do sistema de ensino e a desvalorização da filosofia como disciplina do pensamento expõem a fragilidade do fazer filosófico no ensino médio; por outro lado, os aspectos que se circunstanciam entre a filosofia e o seu ensino exprimem as condições de um fazer provocativo das rupturas e dos movimentos capazes de enunciar, no interior do próprio pensamento, o cultivo da crítica, da autonomia e da criatividade.

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Biografia do Autor

Francis Silva de Almeida, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Professor do curso de Pedagogia (EaD) da Universidade de Uberaba - UNIUBE, com atuação nas áreas de Fundamentos da Educação, História Geral da Educação e História da Educação no Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2016). Possui Graduação em Filosofia - Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-Goiás (2009) e pós-Graduação Latu Sensu em Docência nos Ensinos Médio, Técnico e Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi/Instituto Passo1 (2012). Membro do grupo de estudos e pesquisa "Rapsódia: Educação, Geografia e Cultura", vinculado ao Laboratório de Educação Geográfica - Labeduc-Geo, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Participou como membro do grupo de estudos e pesquisa "Formação Ética do Professor", vinculado ao Programa de Pós-Graduação / Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Atuou como professor de Filosofia no Ensino Médio pela SEE-MG (2009-2015). É pesquisador das interfaces entre Filosofia e Educação, com ênfase no ensino da Filosofia.

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Publicado

01-02-2020

Como Citar

ALMEIDA, F. S. de. Fazer filosófico no ensino médio: sentidos e desafios . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2685035, 2020. DOI: 10.14244/198271992685. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2685. Acesso em: 20 abr. 2024.

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