Jornadas formativas híbridas, invertidas y (signific)ativas en la enseñanza superior: contribuciones para reflexionar sobre actividades sincrónicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995735

Palabras clave:

Educación superior, Educación a distancia, Conferencias web, Covid-19.

Resumen

Desde principios de 2020, la pandemia de Covid-19 generó demandas significativas y aceleró drásticas y abruptas transformaciones en el campo educativo. En la educación superior, especialmente en el ámbito público, se implementaron estrategias formativas de emergencia, generalmente basadas en principios de educación a distancia (EaD) y enseñanza híbrida. En la Universidad Federal de São Carlos (UFSCar), se desarrolló un modelo de esta índole (llamado Enseñanza No Presencial de Emergencia) como respuesta al contexto pandémico. Este artículo relata, evalúa y reflexiona sobre la experiencia del segundo semestre de 2020 en la asignatura de Política, Organización y Gestión de la/en la Educación Básica (POGEB), considerada como una configuración posible para actividades pedagógicas en entornos virtuales de aprendizaje (EVA). Para limitar el alcance y profundizar, este análisis se centra en la dimensión síncrona de la oferta, basada en webconferencias, además del análisis ya realizado sobre la dimensión asíncrona en el entorno virtual de aprendizaje. Como resultado, se presentan contribuciones para diseñar y llevar a cabo actividades pedagógicas sincrónicas coherentes con jornadas formativas desde la perspectiva de un aprendizaje o aula invertida, flexible, híbrida, activa y significativa. Es importante destacar que los aspectos registrados en la experiencia respaldan las reflexiones teóricas presentadas; sin embargo, a pesar de los aspectos positivos identificados, persisten desafíos importantes en relación con la adopción de estrategias didácticas de mediación sincrónica en la educación superior.

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Biografía del autor/a

Achilles Alves de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela UEG. Especialista em Educação e Tecnologias pela UFSCar e em Psicomotricidade pelo IEPSE-DF. Professor de educação básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Membro do Grupo Horizonte/UFSCar (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Educação e Tecnologias, com interesse em temas como: ensino e aprendizagem na cultura digital, educação a distância, ensino híbrido, mediação pedagógica e TDICs.

Daniel Mill , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha como Docente e Gestor de Educação a Distância (EaD). Doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorado pelas Universidade de Coimbra e Universidade Aberta de Portugal. É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e também já atuou por vários anos no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. É Líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens) e membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e seus dispositivos: sujeitos, saberes, práticas, discursos e políticas. Como pesquisador, tem interesse particular pela interseção das temáticas: Trabalho Docente, Tecnologias, Linguagens, Cognição e Educação a Distância.

Marcello Ferreira, Universidade de Brasília (UnB)

Professor e Vice-diretor no Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS, mestre em Ensino de Física e licenciado em Física pela UnB. Realizou Estágio Pós-Doutoral na UFSCar, na área de Ensino de Ciências e Tecnologias. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e seus dispositivos: sujeitos, saberes, práticas, discursos e políticas e membro do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Pesquisa e orienta nos temas: fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de ciências e física; formação de professores de física; estudos foucaultianos; educação a distância; e políticas públicas da educação. Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Física (PPGEF) da UnB, em Educação em Ciências (PPGECi) da UFRGS e em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da UFJF. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.. Possui experiência como gestor de políticas educacionais, tendo exercido os cargos de Coordenador de Articulação Acadêmica e Coordenador-Geral de Programas e Cursos em EaD na Capes. Foi também professor, Coordenador de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Pampa e Pró-Reitor de Pós-graduação junto à Sociedade Brasileira de Física (SBF).

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Publicado

2023-12-22

Cómo citar

OLIVEIRA, A. A. de .; MILL , D. .; FERREIRA, M. . Jornadas formativas híbridas, invertidas y (signific)ativas en la enseñanza superior: contribuciones para reflexionar sobre actividades sincrónicas. Revista Electrónica de Educación, [S. l.], v. 17, p. e5735107, 2023. DOI: 10.14244/198271995735. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5735. Acesso em: 14 may. 2024.

Número

Sección

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