Docência, educação a distância e tecnologias digitais: um estudo bibliométrico (Teaching, distance education and digital technologies: a bibliometric study)

Autores

  • Braian Garrito Veloso Universidade Federal de São Carlos
  • Daniel Mill
  • Maria Iolanda Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992167

Resumo

The present work has as objective to carry out a bibliometric study in one of the thematic axes of the International Symposium on Distance Education and the Meeting of Researchers in Distance Education (SIED: EnPED), held in 2016 at the Federal University of São Carlos (UFSCar), Brazil. For the analysis, thematic axis 5 of the virtual stage of the event, titled “Teaching (EaD + TIC) - broad aspects”, was selected. Regarding the methodology, the metadata of the researchers presented in the thematic axis 5 were collected, for later qualiquantitative analysis, with the presentation of the results in tables, graphs and word clouds. With the results of the research, it was inferred, specifically in thematic axis 5 of the SIED: ENPED:2016, that: Distance Education was the main thematic of most research; There was a predominance of studies involving the figure of the tutor, as well as the interaction of this professional with the students; There was a higher incidence of research from the Southeast and Northeast regions of Brazil, with a higher number of investigations originating from Brazilian public institutions; Among other information analyzed in this investigation.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo bibliométrico em um dos eixos temáticos do Simpósio Internacional de Educação a Distância e o Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (SIED:EnPED), realizado no ano de 2016 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil. Para a análise, selecionou-se o eixo temático 5 da etapa virtual do evento, intitulado de “Docência (EaD+TIC) – aspectos amplos”. No que concerne à metodologia, foram coletados os metadados das pesquisas apresentadas no eixo temático 5, para posterior análise qualiquantitativa com a apresentação dos resultados em tabelas, gráficos e nuvens de palavras. Com os resultados da pesquisa, inferiu-se que, especificamente no eixo temático 5 do SIED:EnPED:2016: a Educação a Distância (EaD) esteve presente no cerne da maior parte das pesquisas; houve uma predominância de estudos envolvendo a figura do tutor, bem como a interação deste profissional para com os alunos; houve uma maior incidência de pesquisas oriundas das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, com um número consideravelmente maior de investigações originárias de instituições públicas brasileiras; dentre outras informações analisadas nesta investigação.

Keywords: Distance education, Teaching, Digital information and communication technologies, Bibliometrics.

Palavras-chave: Educação a distância, Docência, Tecnologia digital de informação e comunicação; Bibliometria.

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Biografia do Autor

Braian Garrito Veloso, Universidade Federal de São Carlos

Mestre e dotuorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui interesse por pesquisas voltadas à interseção entre Educação e Tecnologias, com ênfase na Educação a Distância (EaD).

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Publicado

05-01-2019

Como Citar

VELOSO, B. G.; MILL, D.; MONTEIRO, M. I. Docência, educação a distância e tecnologias digitais: um estudo bibliométrico (Teaching, distance education and digital technologies: a bibliometric study). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 319–335, 2019. DOI: 10.14244/198271992167. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2167. Acesso em: 10 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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