Salas de recursos multifuncionais: Revisão de artigos científicos

Autores

  • Mara Silvia Pasian UFSCar
  • Enicéia Gonçalves Mendes UFSCar
  • Fabiana Cia UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199949

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199949

Apesar do crescimento da produção científica na área de Educação Especial, há necessidade da articulação em contextos de redes colaborativas de pesquisa. O presente trabalho faz parte do Observatório Nacional de Educação Especial (Oneesp), cujo foco é a produção de estudos integrados sobre políticas e práticas direcionadas para a questão da inclusão escolar e avaliar no âmbito nacional o programa de implantação de “Salas de Recursos Multifuncionais” (SRM), referente ao atendimento educacional especializado (AEE). O objetivo foi realizar uma investigação com o intuito de descrever e discutir sobre as produções científicas publicadas na realidade brasileira no âmbito do atendimento educacional especializado. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos, sendo utilizadas as bases de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Foram selecionados 19 artigos e a descrição dos resultados foi feita utilizando análise qualitativa e quantitativa. Os resultados mostraram que a maioria dos artigos envolve o eixo que descreve o funcionamento do atendimento educacional especializado, o público mais investigado foram os alunos com paralisia cerebral e deficiência visual. Existe um maior número de pesquisa qualitativa e de estudo de caso. O local mais frequente de realização das pesquisas foram as escolas de rede pública estadual, sendo que os professores aparecem em maior número como participantes e o instrumento de coleta mais utilizado foi a entrevista.

Palavras-chave: Educação especial, Aprendizagem, Deficiência.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mara Silvia Pasian, UFSCar

Pós-doutoranda em Educação Especial na UFSCar, Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Pedagoga e Mestre em Educação Especial pela UFSCar,

Enicéia Gonçalves Mendes, UFSCar

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Educação Especial

Fabiana Cia, UFSCar

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Educação Especial 

Downloads

Publicado

25-11-2014

Como Citar

PASIAN, M. S.; MENDES, E. G.; CIA, F. Salas de recursos multifuncionais: Revisão de artigos científicos. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 213–225, 2014. DOI: 10.14244/19827199949. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/949. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-12-16
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-07-23
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25