PERCEPÇÕES DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOBRE SUA MATRÍCULA NA CLASSE ESPECIAL E CLASSE COMUM

Autores

  • Aline Aparecida Veltrone UFSCar
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos(UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199205

Resumo

Tendo em vista a necessidade de avaliar e monitorar as práticas advindas da política da inclusão escolar em nosso país, principalmente por meio da opinião e percepção dos principais atores envolvidos neste processo, que são os alunos, o objetivo deste estudo é identificar as percepções de alunos com deficiência intelectual egressos de classe/escola especial e matriculados na classe comum de uma escola regular a respeito da classe/escola especial e o seu lugar de preferência para frequentar. O estudo foi desenvolvido numa cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo e no total participaram 10 alunos com deficiência intelectual egressos de três escolas da rede de ensino municipal. Os resultados indicam que os alunos, apesar da experiência positiva na classe/escola especial, têm preferência pela matrícula na classe comum o que evidencia impacto positivo da política da inclusão escolar e também da necessidade de ouvirmos os estudantes para avaliarmos as práticas de inclusão escolar desenvolvidas.

Palavras-chave: deficiência intelectual; inclusão escolar; classe especial; escola especial.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Aparecida Veltrone, UFSCar

Pedagoga formada pela Unicamp. Mestre e doutorando do programa de pós-graduação em educação especial pela UFSCar.

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos(UFSCar)

Doutora em Psicologia. Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)- Programa de Pós-Graduação em Educação Especial

Downloads

Publicado

23-11-2011

Como Citar

VELTRONE, A. A.; MENDES, E. G. PERCEPÇÕES DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SOBRE SUA MATRÍCULA NA CLASSE ESPECIAL E CLASSE COMUM. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 59–81, 2011. DOI: 10.14244/19827199205. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/205. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2011-02-23
##plugins.generic.dates.accepted## 2011-11-08
##plugins.generic.dates.published## 2011-11-23