AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS E SEUS RESULTADOS: REVELANDO OU OMITINDO A REALIDADE BRASILEIRA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR

Autores

  • Mara Silvia Pasian Universidade Federal de São Carlos
  • Aline Aparecida Veltrone UFSCar
  • Nadja Carolina de Sousa Pinheiro Caetano UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199362

Resumo

O presente trabalho discute questões relacionadas à democratização do ensino no Brasil a partir das influências de entidades internacionais nas políticas públicas, principalmente educacionais, abordando métodos utilizados para avaliar o ensino, considerando a eficácia dos mesmos e as finalidades do uso, a inclusão dos alunos com necessidades especiais e questões referentes ao fracasso escolar, ressaltando a necessidade das avaliações atuarem como instrumento para o entendimento e auxílio na melhoria da qualidade de ensino oferecida. O objetivo do trabalho foi analisar esses pontos à luz da literatura da área. Propõe uma discussão sobre o sistema de progressão continuada e as consequências negativas que o mesmo pode provocar para os alunos identificados com dificuldades de aprendizagem e as relações com a educação especial. Discute que a avaliação deve refletir uma preocupação de valorização do conhecimento sobre o funcionamento interno da escola, que não segregue e que não exclua ninguém, mas que identifique elementos para que se possa democratizar o acesso de todos ao conhecimento escolar, garantindo dessa forma a qualidade da educação para todos.

Palavras-chave: avaliação; fracasso escolar; inclusão.

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Biografia do Autor

Mara Silvia Pasian, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto- USP. Possuí graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos e Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos.

Aline Aparecida Veltrone, UFSCar

Pedagoga pela Unicamp. Mestre e doutora em Educação Especial pela UFSCar.

Nadja Carolina de Sousa Pinheiro Caetano, UFSCar

Psicóloga, professora do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí, doutoranda e mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos; pesquisa temas relacionados ao desenvolvimento humano e a formação do psicólogo para atuar em múltiplos contextos.

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Publicado

28-11-2012

Como Citar

PASIAN, M. S.; VELTRONE, A. A.; CAETANO, N. C. de S. P. AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS E SEUS RESULTADOS: REVELANDO OU OMITINDO A REALIDADE BRASILEIRA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 440–456, 2012. DOI: 10.14244/19827199362. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/362. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensaios
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