Opinião de gestores da educação infantil sobre família e inclusão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995441

Palavras-chave:

c

Resumo

O desempenho escolar da criança com deficiência depende da democratização de acesso e trocas informativas que se estabelece entre família e escola. O estudo objetivou descrever a opinião de diretores e coordenadores da educação infantil sobre família, família de crianças com deficiência, importância da família para o desenvolvimento infantil e relação família e escola e verificar as estratégias para promover a relação família e escola. Participaram 13 diretores e coordenadores da educação infantil de um município com crianças com deficiência matriculados. Trata-se de uma pesquisa descritiva, em que o levantamento de dados foi realizado com Roteiro de Entrevista Semiestruturada dividido em cinco categorias: Família; Importância da família para o desenvolvimento infantil; Família de crianças com deficiência; Relação família e escola; e estratégias para promover a relação família e escola. O tratamento dos dados ocorreu por transcrição das entrevistas, avaliação por juízes e análise de conteúdo com percentual de falas ilustrativas. Os resultados demonstraram que existia uma gestão com práticas que aproximavam a escola, os professores e as famílias de crianças com deficiência. Foi indicado como estratégias para promover a relação família e escola os investimentos na formação individual e continuada do gestor e da equipe escolar. Conclui-se que explorar a opinião dos diretores escolares sobre a relação família e escola de crianças com deficiência permite entender como lidam com as dúvidas e anseios dos familiares e da equipe escolar e gerenciam as demandas desse contexto, a fim de exercer uma gestão democrática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiane de Azevedo Guimarães, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial-  - PPGEEs, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Fabiana Cia , Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Downloads

Publicado

21.07.2024

Como Citar

DE AZEVEDO GUIMARÃES, Cristiane; CIA , Fabiana. Opinião de gestores da educação infantil sobre família e inclusão escolar. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e544179, 2024. DOI: 10.14244/198271995441. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5441. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-05
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-21