Os anúncios das vozes de professoras em memorial de formação docente on-line

Autores

  • Marilce da Costa Campos Rodrigues Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá
  • Cecilia Galvão Universidade de Lisboa/Instituto de Educação
  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199704

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199704

O artigo apresenta reflexões sobre relatos autobiográficos de professoras que atuam nos anos do Ensino Fundamental, elaborados sob a forma de memoriais de formação-investigação a partir de sua participação em um curso realizado a distância. O referencial teórico-metodológico adotado na formação-investigação apoia-se em literatura sobre aprendizagem e desenvolvimento profissional docente e em um modelo construtivo-colaborativo de interação entre professores e pesquisadores. A formação foi realizada por meio da plataforma Moodle do Portal dos Professores/UFSCar, a partir da oferta de um curso com carga horária de 120 horas, no período de setembro/2010 a maio/2011. Como dados de pesquisa estão sendo consideradas as narrativas das professoras participantes do curso a respeito de seu percurso de vida pessoal e profissional. Nesse caso, portanto, as narrativas assumem e desempenham dupla função: são ferramentas de formação e de coleta de dados. As análises dessas narrativas apontam que o processo de escrita das memórias pelas professoras, além de possibilitar aos outros suas análises, tornou visível o protagonismo em suas trajetórias de formação a partir da imersão de cada uma em sua história de vida como um meio de ampliar o próprio conhecimento. Tais reflexões apresentam contribuições para uma maior compreensão das práticas pedagógicas que desempenham em sala de aula.

 

Palavras-chave: Relatos autobiográficos, Memoriais on-line, Histórias de vida, Formação de professores a distância.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cecilia Galvão, Universidade de Lisboa/Instituto de Educação

Professora Associada com Agregação da área de Didática das Ciências da Universidade de Lisboa/Instituto de Educação. Investigação atual em Desenvolvimento Curricular em Ciências.

Endereço: Alameda da Universidade, 1649-013 Lisboa, Portugal.

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos

Professora titular do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos. Secretária de Educação a Distância da UFSCar.

Endereço: Rodovia Washington Luís, km 235, Monjolinho, 13565-905 - São Carlos, SP

Downloads

Publicado

25-11-2014

Como Citar

RODRIGUES, M. da C. C.; GALVÃO, C.; REALI, A. M. de M. R. Os anúncios das vozes de professoras em memorial de formação docente on-line. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 15–33, 2014. DOI: 10.14244/19827199704. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/704. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2013-01-23
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-08-12
##plugins.generic.dates.published## 2014-11-25

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>