Novos professores na América Latina: os desafios em tempos incertos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996413

Palavras-chave:

América Latina, Novos professores, Políticas de inserção, Pós-pandemia.

Resumo

O artigo apresenta a situação dos novos professores na América Latina, e se concentra nas dificuldades que enfrentam, as iniciativas para seu desenvolvimento profissional e os desafios do pós-pandemia. Com base na revisão da literatura e nas pesquisas anteriores de um dos autores, examina-se o cenário atual em que professores iniciantes começam e iniciam sua prática profissional. Identificam-se as principais dificuldades que os professores enfrentam nos seus primeiros dias de aula, como por exemplo o planejamento pedagógico, a personalização do ensino, a motivação dos alunos, a atenção aos diferentes ritmos de aprendizagem e a gestão da disciplina na sala de aula. Também são analisadas as diferentes iniciativas promovidas pelos países, dando especial atenção à figura dos mentores. A rede de fatores envolvidos no sucesso e fracasso de várias intervenções identificadas também é examinada neste artigo. O trabalho aborda um dos desafios mais importantes que os professores iniciantes que atuam em contextos vulneráveis têm hoje em dia: o nivelamento dos alunos que sofreram perda de aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Embora as evidências ainda sejam muito recentes, não há dúvida de que as consequências da pandemia afetaram com maior ênfase o trabalho dos novos professores.

 

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Biografia do Autor

Denise Vaillant, Universidad ORT Uruguay

Doutora em Educação pela Université du Québec à Montréal (Canadá). Decana do Instituto de Educação da Universidad ORT Uruguay. Diretora acadêmica do Doutorado em Educação, Instituto de Educação, Universidad ORT Uruguay. Membro da Comissão Honorária e investigadora nível III, área de Ciências Sociais, subárea Ciências da Educação, Sistema Nacional de Investigadores (SNI).

Yael Ferreira, Universidad ORT Uruguay

Licencianda em Comunicação Jornalística pela Universidad ORT Uruguay. Responsável pelo conteúdo web do Instituto de Educação da Universidad ORT Uruguay. Editora da revista Cuadernos de Investigación Educativa.

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Publicado

30-05-2024

Como Citar

VAILLANT, D.; FERREIRA, Y. Novos professores na América Latina: os desafios em tempos incertos. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e6413005, 2024. DOI: 10.14244/198271996413. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6413. Acesso em: 14 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Concepções, Políticas e Práticas de Indução Docente
##plugins.generic.dates.received## 2023-04-14
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-08-15
##plugins.generic.dates.published## 2024-05-30