Revisitando a oficina pedagógica como metodologia de ensino e aprendizagem: aportes teóricos e indicações metodológicas

Autores

  • Niusarte Virginia Pinheiro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Weversson Dalmaso Sellin Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) https://orcid.org/0000-0003-2595-8015
  • Felismina Dalva Teixeira Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Catarina Ferreira da Conceição Rodrigues da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6406

Palavras-chave:

Oficina pedagógica, Fundamentos teórico-metodológicos, Processos de ensino e aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivo revisitar a conceitualização, os fundamentos e as indicações metodológicas da oficina pedagógica como metodologia de ensino e aprendizagem. As indagações sobre em que consiste essa metodologia, quais são os seus aportes teórico-metodológicos e como a oficina pode potencializar o processo de construção dos conhecimentos constituem os questionamentos norteadores deste trabalho. A metodologia empregada foi a pesquisa quanti-qualitativa, bibliográfica, exploratória, descritiva e explicativa, na qual utilizaram-se teses e dissertações disponíveis no banco de dados da CAPES, estudos em periódicos científicos e anais de eventos das áreas de Educação e Educação Matemática publicados no intervalo 2010-2019 e livros. Apresenta-se uma proposta de estrutura organizativa de oficina contendo as etapas e os elementos cotejados à luz dos fundamentos teóricos e das indicações metodológicas dos autores consultados. Concluiu-se que a oficina constitui uma metodologia que integra teoria e prática de forma ativa e interativa e tem significativo potencial para o processo de construção dos conhecimentos, desenvolvimento intelectual, emocional e cidadão dos participantes. Dado seu caráter investigativo, interdisciplinar, a oficina pode ser adaptada às diferentes áreas do conhecimento, de forma a contemplar os objetivos pedagógicos inerentes aos processos de ensinar e aprender.

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Biografia do Autor

Niusarte Virginia Pinheiro, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Graduação em Pedagogia, mestrado em Gestão Integrada do Territorio (UNIVALE) e doutorado em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG (2019). Atualmente é professora do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM. Tem experiência em avaliação educacional, formação docente e educação matemática. 

Weversson Dalmaso Sellin, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999) , mestrado em Matemática (área de Geometria Algébrica) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Matemática (área Geometria Algébrica) também pela UFMG (2018). Atualmente é professor do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Coordenador institucional do Programa de Pós-graduação em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT/UFVJM. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Algébrica e também na área de Educação Matemática.

Felismina Dalva Teixeira Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Graduação em Pedagogia, mestrado em educação e doutorado em educação pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (2017). Atualmente é professora do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM. Tem experiência em metodologias de ensino e  História da Educação.

Catarina Ferreira da Conceição Rodrigues da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Graduação em Letras (PUC-MG); mestrado em Gestão Integrada do Território, Universidade (UNIVALE) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (PUC-MG/2016). Atualmente é professora do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM. Tem experiência na área de Letras, Linguística e Artes, com ênfase em análise do discurso, linguagem e cultura.

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Publicado

04.12.2024

Como Citar

PINHEIRO, Niusarte Virginia; SELLIN, Weversson Dalmaso; SILVA, Felismina Dalva Teixeira; SILVA, Catarina Ferreira da Conceição Rodrigues da. Revisitando a oficina pedagógica como metodologia de ensino e aprendizagem: aportes teóricos e indicações metodológicas . Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6406201, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6406. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6406. Acesso em: 14 jan. 2025.

Edição

Seção

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