Empreendedorismo, improvisação pedagógica e políticas públicas de educação: a nova agenda pós-Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996142

Palavras-chave:

Improvisação pedagógica, Empreendedorismo, Política educacional, Covid-19.

Resumo

No contexto do século XXI, observa-se uma crescente ênfase na preparação para o empreendedorismo e a inovação, acompanhada pela utilização cada vez mais preponderante das tecnologias de informação e comunicação, especialmente na educação básica e ensino superior. A pandemia de Covid-19 acelerou a promoção de uma agenda tecnoliberal, caracterizada pela improvisação pedagógica e pela incorporação das tecnologias como instrumentos de gerenciamento da realidade educativa. Neste contexto, como a formação empreendedora e a improvisação pedagógica afetam a formação? Este estudo apresenta uma abordagem analítica de cunho crítico-dialético, visando a desvendar os matizes ideológicos que permeiam a educação empreendedora, bem como suas conexões intrínsecas com o papel desempenhado pelo corpo docente e a adoção de ferramentas tecnológicas digitais no contexto pós-pandêmico. O estudo enfatiza a lacuna existente no que tange aos alicerces filosóficos que deveriam fundamentar a formação para o empreendedorismo. Simultaneamente, realça a iminente necessidade de formulação de políticas públicas que fomentem uma incorporação crítica da tecnologia, tanto por parte de educadores quanto dos estudantes, almejando uma utilização eficaz no âmbito educativo. O texto sublinha a importância de uma abordagem crítica no ensino do empreendedorismo e destaca a necessidade de uma reflexão sobre processos de pseudoformação no panorama educativo que se delineia no cenário pós-Covid-19.

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Biografia do Autor

Artieres Estevão Romeiro, Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Brasil), Mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - Brasil), especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Organização Interamericana de Ensino Superior (OUI - Canadá). Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, Brasil. Atualmente é pesquisador do Departamento de Ciências da Educação e Diretor Geral de Projeção e Desenvolvimento Institucional da Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL - Equador). Docente do programa de pós-graduação em Educação da UTPL, coordenador do Areté - Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em Educação (UTPL) e membro do grupo de pesquisa Teoria Crítica e formação ético-política (UFSCar/CNPQ).

Ingrid Weingärtner Reis, Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL)

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo - USP na área de Economia, Organizações e Gestão do Conhecimento. Especialista em Metodologia de Educação a Distância e em Modelos de Gestão de Excelência, atua como professora pesquisadora no Departamento de Ciências Empresariais na Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL – Equador). Trabalhou como consultora em gestão de processos, gestão de mudanças e em projetos de implementação de sistemas como Oracle, PeopleSoft, Ellucian e SAP. Pesquisadora do Grupo Areté - Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em Educação (UTPL).

José Marcelo Juca-Aleustia, Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL)

Doutor em Tecnologia Educacional pela Universidade das Ilhas Baleares - Espanha, Mestre em Tecnologia Educacional: E-Learning e Gestão do Conhecimento pela Universidade das Ilhas Baleares - Espanha, Bacharel em Engenharia da Computação pela Universidade Técnica Particular de Loja – Equador. Professor Universitário na Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL – Equador). Pesquisador do Areté - Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em Educação (UTPL).

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Publicado

29-08-2023

Como Citar

ROMEIRO, A. E.; REIS, I. W.; JUCA-ALEUSTIA, J. M. Empreendedorismo, improvisação pedagógica e políticas públicas de educação: a nova agenda pós-Covid-19. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6142048, 2023. DOI: 10.14244/198271996142. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6142. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas Educativas e Perspectivas Formativas Pós-Covid-19
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##plugins.generic.dates.published## 2023-08-29

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