A profissionalização docente analisada à luz do projeto pedagógico do curso de matemática do IFMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271996032

Palavras-chave:

Profissionalização docente, reflexão, pesquisa, crítica.

Resumo

Apresenta-se um estudo sobre a profissionalização docente, considerada uma das problemáticas centrais para as mudanças educativas no cenário atual, sustentada na reflexão, na pesquisa e na crítica na perspectiva de construção de um Modelo Emergente de Formação Inicial (MEFI) de Professores, visando inovação educativa. Para tanto, são promovidas análises sobre a presença dessas referências no Projeto Pedagógico (PP) do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O objetivo é demonstrar como as referências definidoras de um MEFI, pautado na profissionalização docente e na inovação educativa, são contempladas no PP do curso de Licenciatura em Matemática do IFMA. A metodologia adotada apoia-se em revisão de literatura, com pesquisa de caráter exploratório, natureza qualitativa e apreciação dos dados pela análise de conteúdo. As análises no PP demonstraram que as referências estudadas se apresentam nos seus componentes curriculares, precisamente na Metodologia da Investigação Educacional, na História e Filosofia da Educação I, na Didática Geral,  na Sociologia da Educação e na Política Educacional e Organização da Educação Básica; nos objetivos do curso, salientando a formação de professores com uma postura reflexivo-investigativa para estabelecimento do elo entre teoria e prática; nas atividades do curso, orientadas pelo princípio metodológico da ação-reflexão-acão; nas metodologias de ensino e aprendizagem, preconizando a participação do futuro professor em grupos de estudo, pesquisas extraclasse e de iniciação científica, concebendo a pesquisa como princípio científico e educativo e a crítica como atitude necessária e sustentada na reflexão para que compreenda e intervenha na realidade educativa, visando sua inovação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisângela Moraes Gonçalves, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB) -UFMA,  pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Ciências e Produção de Saberes - GPEMCIPS - UNICEUMA e professora da educação superior e tutora a distância pela UEMA. Experiência como professora do IFMA  e orientadora de T.C.C em cursos de educação a distância pela UEMA.

Hercilia Maria Vituriano, Universidade Federal do Maranhão

Pedagoga com Doutorado em Educação Educação pela UFRN. Professora Adjunta do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atua ainda como professora no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino da Leitura, Escrita e Formação Docente (GELEF) com investigação em processos de ensino da língua materna na educação básica, e a repercussão desses processos para a Formação de Professores, seus modos de organização e, por sua vez, das questões relativas a função dos formadores de professores em contexto da formação inicial e continuada.

Raimundo Luna Neres, Universidade Ceuma

Doutor em Educação (Educação Matemática) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/SP (2010). Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Pará ? UFPA (1989). Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (1979) e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/CE (2003). Prof. da Universidade CEUMA - UNICEUMA. Docente Permanente junto ao Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônia de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC/UNICEUMA/Polo Belém. Prof. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - UFMA. Líder do Grupo de Pesquisa: Educação Matemática, Ciências e Produção de Saberes. Pesquisa na área de Educação Matemática com ênfase em Registros de Representação Semiótica, Ensino e Aprendizagem da Matemática e Formação Continuada de Professores de Matemática

Downloads

Publicado

26-06-2024

Como Citar

MORAES GONÇALVES, E. .; MARIA VITURIANO, H. .; LUNA NERES, R. . A profissionalização docente analisada à luz do projeto pedagógico do curso de matemática do IFMA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e603272, 2024. DOI: 10.14244/198271996032. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6032. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-11
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-06-26
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-26