Aspectos históricos e epistemológicos do conceito de função: um estudo sobre as ideias-base

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995755

Palavras-chave:

Ensino da Matemática, Função, História, Ideias-Base.

Resumo

A investigação aqui apresentada teve início com o desenvolvimento da dissertação de mestrado da primeira autora, naquela ocasião buscou-se investigar conhecimentos de estudantes da Educação Básica acerca da generalização da função afim. Os estudos foram aprofundados, e neste ensaio são apresentados aspectos histórico e epistemológico acerca da construção do conceito de função, explicitando suas ideias-base, ou seja, aquelas consideradas essenciais para a compreensão do conceito de função: correspondência, dependência, variável, regularidade e generalização. Para a elaboração do ensaio teórico foram considerados livros e textos científicos, artigos publicados em periódicos científicos, dissertações e teses. A investigação mostra que os primeiros registros envolvendo ideias de função foram desenvolvidos pelos babilônios há cerca de 2000 anos a. C. e contemplam as seguintes ideias-base de função: correspondência, dependência, variável e regularidade. No entanto, o processo de construção do conceito de função ocorreu de maneira lenta e as funções adquiriram uma formalização somente no século XVII, a partir da ideia de generalização das leis quantitativas em termos matemáticos, simbólicos e algébricos, o que fez com que a função assumisse um lugar de destaque dentro das ciências exatas. As ideias-base de função estiveram presentes e foram fundamentais no longo processo de desenvolvimento histórico e epistemológico desse conceito.

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Biografia do Autor

Tamires Vieira Calado, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)/Campus de Campo Mourão

Mestre em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM na Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Cascavel - UNIOESTE. Atualmente é membra do GEPeDiMa - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática e professora colaboradora do departamento de Matemática na Universidade Estadual do Paraná - Unespar Campus de Campo Mourão.

 

Veridiana Rezende , Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PRPGEM) da Unespar; e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Unioeste. Líder do GePeDiMa – Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática.

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Publicado

28-11-2023

Como Citar

CALADO, T. V. .; REZENDE , V. Aspectos históricos e epistemológicos do conceito de função: um estudo sobre as ideias-base. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e5755079, 2023. DOI: 10.14244/198271995755. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5755. Acesso em: 29 abr. 2024.
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