A laicidade escolar para além dos muros: abordagem comparativa da prática profissional na escola secundária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995526

Palavras-chave:

Laicidade, Religiões, Ensino secundário público, Ética profissional no ensino, estudo do meio.

Resumo

O artigo analisa as formas de implementação da laicidade escolar "para além dos muros" da escola, no contexto de estudos do meio (saídas, passeios e viagens escolares) que representa uma mudança no quotidiano dos alunos. Neste artigo, situações implicando a religião serão analisadas levando em consideração a forma como são caracterizadas pelos profissionais de educação nas escolas públicas do ensino secundário (Ensino Fundamental II e Ensino Médio). Por marcarem uma ruptura com as práticas estabelecidas nas escolas e com a unidade de lugar, os estudos do meio são um importante ponto de referência para uma interpretação espacial da laicidade escolar. As viagens e passeios escolares confrontam as equipes educativas com a questão da articulação das liberdades religiosas e da laicidade de uma forma mais frontal do que na vida escolar quotidiana. Neste aspecto, buscou-se determinar se existiam diferenças significativas entre as estratégias dos profissionais e a sua lógica de ação nas escolas de ensino fundamental II e de ensino médio (em função da idade dos alunos, das especificidades funcionais destes níveis de ensino ou dos hábitos profissionais) ou se as situações e o respectivo tratamento eram homogéneos nos dois ciclos de ensino ou se variavam mais significativamente de acordo com o perfil sociológico das escolas.

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Biografia do Autor

Anne-Claire Husser, Université Claude Bernard, Lyon 1

A partir de uma perspectiva histórica das ideias educativas e da filosofia política da educação, meu trabalho centra-se no pensamento educativo republicano desde o século XIX até aos nossos dias; educação moral, educação para a cidadania, secularismo escolar e o ensino de factos religiosos são os principais temas desenvolvidos. Minhas pesquisas visam a ação pública e as práticas educativas como ponto de observação das dinâmicas institucionais e o entrelaçamento entre as identidades profissionais, a epistemologia das disciplinas, e as imaginações políticas e pedagógicas.

Émilie Pontanier, Universidade de La Réunion

Meu trabalho de tese em sociologia sobre a escolha de uma escola laica na Tunísia me permitiu trabalhar nas estratégias escolares de famílias da elite francófonas. Entrei no laboratório de Educação, Culturas, Políticas da Universidade Lumière Lyon 2, como pós-doutoranda. Coordenei uma pesquisa internacional [https://redisco.hypotheses.org] sobre práticas pedagógicas no contexto da diversidade social e cultural, outra forma de questionar a laicidade (França-Suíça-Brasil-Quebec). Atualmente, sou professora de sociologia na Universidade de La Réunion, no laboratório DIRE, trabalho com a hipótese de uma crioulização da laicidade escolar nesta academia.

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

HUSSER, A.-C. .; PONTANIER, Émilie . A laicidade escolar para além dos muros: abordagem comparativa da prática profissional na escola secundária. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e5526017, 2022. DOI: 10.14244/198271995526. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5526. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Religião, discriminação e racismo no espaço escolar
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-05
##plugins.generic.dates.published## 2022-12-22