Sentidos e significados sobre religiões de matrizes africanas no contexto da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995514

Palavras-chave:

Relações raciais, Racismo, Religião e educação, Formação de professores.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo compreender como ocorrem as interações escolares entre estudantes e professores no que diz respeito à temática das religiões de matrizes africanas. A metodologia de caráter qualitativo contou com técnicas de observação participante, rodas de conversa com alunas do Ensino Médio, além de entrevistas com professores e gestores de uma escola pública de um município da grande São Paulo. Fundamentada na teoria histórico-cultural, a análise de dados incidiu sobre as mediações entre estudantes e adultos da escola em consonância com os posicionamentos adotados no enfrentamento das desigualdades étnico-raciais nos espaços escolares, especialmente no que tange às questões de ordem religiosa. Os resultados demonstraram que adeptos de religiões de matrizes africanas passam por constantes situações de discriminação, tanto fora quanto dentro dos muros da escola. A análise dos dados denuncia a forma como tais pertenças religiosas são ocultadas e omitidas nos espaços institucionais, tanto pelo ponto de vista das estudantes quanto pelo relato dos professores. Conclui-se que a representação estereotipada e preconceituosa das crenças afro-brasileiras tem oportunizado situações de violência simbólica no cotidiano de atores escolares, em que apenas religiões de matriz cristã são reconhecidas hegemonicamente. Tais processos reforçam o racismo estrutural e institucional, evidenciando a necessidade de formação continuada de professores para lidar com a intolerância religiosa que se expressa das mais variadas formas nos contextos educacionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cintia Quina da Silva, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda do Programa de Pós graduação da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Licenciada em História. Professora da Rede Estadual de Ensino de São Paulo na de Educação Básica II na área de História e Cultura Afro-brasileira e africana.

Edna Martins , Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP no Departamento de Educação. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação. Pesquisadora do campo das relações étnico-raciais e membra do NEAB - Núcleo de estudos afro-brasileiros da Unifesp.

Referências

ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia (Coord.). Relações raciais nas escolas: reprodução de desigualdades em nome da igualdade. Brasília: Unesco/Inep/Observatório de Violência nas Escolas, 2006.

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de; OZELLA, Sergio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 94, n. 236. Brasília, Editora Executiva, 2013. p. 299-322.

ALMEIDA, Sílvio Luiz de. O que é o racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

AMORIM, Marcos Paulo. Macumba no imaginário brasileiro: a construção de uma palavra. Anais do II Simpósio de Pesquisa da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, 2013.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 5ª ed. Campinas, SP: Papirus. 2000

ARAÚJO, Patrício Carneiro. Entre o terreiro e a escola: Lei 10.639/2003 e a intolerância religiosa sob o olhar antropológico (Tese de Doutorado em Ciências Sociais – Antropologia) PUC/SP, São Paulo, 2015

ARAUJO, Patrício Carneiro. 2017. Entre Ataques e Atabaques: intolerância religiosa e racismo nas escolas. São Paulo: Aché.

BAKKE, Rachel R. B. Na escola com os orixás: o ensino das religiões afro-brasileiras na aplicação da Lei 10.639. São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia Social, tese de doutorado, 2011.

BERGER, Peter & LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis, Vozes, 1983.

BOURDIEU,Pierre; PASSERON, Jean Claude. A Reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2008.

CAPUTO, Stela Guedes. Educação nos terreiros e como a escola se relaciona com as crianças de candomblé. São Paulo: Editora Pallas, 2012.

CARRANO, Paulo. A participação social e política de jovens no Brasil: considerações sobre estudos recentes. Revista O Social em Questão, Rio de Janeiro, ano 15, n. 27, v. 1, p. 83-100, 2012.

DINIZ, Débora, LIONÇO, Tatiana, CARRIÃO, Vanessa. Laicidade e ensino religioso no Brasil. Brasília: UNESCO, Editora Letras Livres, Editora UnB, 2010.

FONSECA, Dagoberto José. Você conhece aquela?: a piada, o riso e o racismo à brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2012

GOMES, Nilma Lino. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural? Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.21, pp.40-51.

GOMES, Nilma Lino. Prefácio In: Educação nos terreiros e como a escola se relaciona com as crianças de candomblé. São Paulo, Editora Pallas, 2012.

GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Ednilson de. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educar em Revista, n. 47, p. 19-33, 2013.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo demográfico 2010: característica da população e dos domicílios. Resultados do universo.

LEAL, Záira Fátima de Rezende Gonzalez. A Adolescência segundo a Psicologia Histórico-Cultural: A concepção de Vygotsky Adolescence according. NÚMERO 41–ANO XXI–DEZEMBRO 2016, v. 41, p. 77-99, 2016.

MARANHÃO FILHO, Eduardo Meinberg de Albuquerque. O navio negreiro do racismo religioso “reverso” e a escola como porto inseguro. Revista Semina, v. 17, n. 1, p. 10-30, 2017.

MEZZOMO, Frank Antonio; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; ROSA, Daiana Nunes da. Religião e política: aproximações e permeabilização a partir do olhar de jovens universitários. Revista Fragmentos de Cultura-Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, v. 27, n. 1, p. 44-57, 2017.

MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 23, n.1, p.98 -106, jan./jun. 2014

MUNANGA, Kabenguele (Org.) Superando o racismo na escola. Brasília: MEC/Secretaria de Ensino Fundamental, 1999.

ONOFRE, Joelson Alves. Repensando a questão curricular: caminho para uma educação anti-racista. Práxis Educacional. Vitória da Conquista v. 4, n. 4 p. 103-122 jan./jun. 2008

ROSEMBERG, Fúlvia. Raça e desigualdade educacional no Brasil. In: AQUINO, Júlio Groppa (org.). Diferenças e Preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Editora Summus, 1998.

SANTOS, Wéllia Pimentel. História, Cultura e Intolerância acerca das religiões de Matrizes Africanas. Revista de Estudos de Cultura, v. 5, n. 13, p. 39-52, 2019

SILVA, Geraldo da; ARAÚJO, Márcia. Da interdição escolar às ações educacionais de sucesso: escolas dos movimentos negros e escolas profissionais, técnicas e tecnológicas. In: História da Educação do Negro e outras histórias. ROMÃO, Jeruse (org.). Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença In: Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Tomas Tadeu da Silva (org.). Stuart Hall, Kathryn Woodward. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

VALENTE, GABRIELA ABUHAB. Socialização profissional docente ou como uma prática se naturaliza? Um estudo sobre a naturalização do religioso na prática docente. Educação em Revista, v. 36, 2020.

VYGOTSKY. Lev Semenovich. A construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

SILVA, C. Q. da .; MARTINS , E. . Sentidos e significados sobre religiões de matrizes africanas no contexto da escola. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e5514020, 2022. DOI: 10.14244/198271995514. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5514. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Religião, discriminação e racismo no espaço escolar
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-05
##plugins.generic.dates.published## 2022-12-22