Percepções de professores sobre a questão racial em escola quilombola: narrativas de experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995452

Palavras-chave:

Percepções, Professores, Questão racial, Religião, Amapá.

Resumo

O presente estudo buscou refletir sobre percepções de professores/as atuantes em escolas quilombolas de ensino fundamental no estado do Amapá sobre o tratamento dado à questão racial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória de campo e reflexiva através de entrevista semiestruturada com 15 professores/as da rede pública estadual. Os resultados apontam que a discriminação racial, uma das faces do racismo ainda está presente na escola, nos currículos, nas práticas e nas atitudes dos seus profissionais. A escola que, se de um lado, ajudou a sedimentar e alimentar crenças, valores e estereótipos sobre a negritude e que hoje estão sendo objeto de uma profunda revisão - ao menos no desejo de muitos - de outro, vem engendrando no seu cotidiano perspectivas de uma abertura para a pluralidade e uma ressignificação de experiências ricas e fecundas, mas silenciadas e ignoradas na sua singularidade. Os dados apontam ainda que as narrativas sinalizam para a necessidade rever o papel e funcionalidade da escola, ensejando outros processos mais plurais. E que venham a consolidar uma democracia mais efetiva e solidária em que a discriminação ceda lugar ao respeito à diferença, haja valorização da cultura e da religiosidade. Há, portanto, a urgente necessidade de se considerar a questão racial e a (re)construção das identidades culturais num encontro dialógico, inclusivo e participativo.

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Biografia do Autor

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Estadual do Amapá (UEAP)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pedagogo, Matemático e Teólogo. Atualmente é Professor Substituto na Universidade Estadual do Amapá (UEAP) e Professor Coorientador no Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA), Associação Plena em Rede-Educanorte – Polo Belém-PA. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com  

Eugénia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF). Professora do Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA), Associação Plena em Rede-Educanorte – Polo Belém-PA e do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Relações Étnico-raciais e Interculturais, cadastrado no CNPq. E-mail: daluzeugenia6@gmail.com

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

CUSTÓDIO, E. S. .; FOSTER, E. da L. S. Percepções de professores sobre a questão racial em escola quilombola: narrativas de experiências. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e5452021, 2022. DOI: 10.14244/198271995452. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5452. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Religião, discriminação e racismo no espaço escolar
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-05
##plugins.generic.dates.published## 2022-12-22